03 setembro, 2011

A frase do dia

«Sim (magoou). É muito forte, uma linguagem militar, chamar-me desertor. Com a mesma linguagem, eu podia chamar-lhe mercenário. Quando alguém vai para guerra pago, chama-se mercenário. Eu estou na seleção por amor, ele é selecionador porque lhe pagam. Não merecia que me tratasse dessa maneira", Ricardo Carvalho, em entrevista à RTP, 3 Setembro 2011

Vista cansada



Se tiver paciência, tempo e dinheiro, dirija-se ao seu quiosque mais próximo e adquira, em simultâneo, as revistas «Visão» e a brasileira «Veja». Ambas apelam a um dos sentidos humanos, mas a congénere «zuca» desenvolve muito mais essa faculdade. Enquanto a segunda traz mais uma investigação sobre a corrupção política à brasileira, a «newsmagazine» do tio Balsemão permanece naquele pântano em que se enfiou à sombra dos 100 mil leitores (mais de metade assinantes, como eu, que resistem por inércia a desistir). Nesta edição da «Visão», fala-se dos ricos e fazem-se dois perfis bem engraxados ao ministro Miguel Relvas e ao secretário de Estado, Carlos Moedas. Um verdadeiro frete jornalístico, para não usar vocábulos desaconselháveis aos leitores mais sensíveis.

Um Gasparzinho com personalidade

O Gasparzinho não respondeu a tudo o que lhe perguntaram na comissão parlamentar, invocando, por assim dizer, que não tem que dar satisfações aos senhores deputados. Curioso, há não muito tempo, o PSD queixava-se do mesmo relativamente a José Sócrates.

Forte(s) e sem sono

Ao contrário do que alguns possam pensar, este blog não é um desfile de má língua ou de «cortar na casaca» alheia. Quando é preciso dizer bem, diz-se, sem preconceitos. Depois de o ano passado termos arrasado o dorminhoco do Marco Fortes pela sua perfomance nos Jogos Olímpicos de Pequim, o tal episódio da «caminha», hoje é a vez de elogiá-lo publicamente pelo seu 6.º lugar nos mundiais de atletismo que decorrem na Coreia do Sul. As olímpiadas de Londres são já em 2012 e agora que está mais desperto, espera-se que o Marco não volte a ficar ensonado, até porque o fuso horário é o mesmo que em Portugal.

Jotinhas daltónicos

Estou incrédulo. Oiço na TSF, os jotinhas reunidos na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, a clamarem «Soares é fixe»? Cruzes credo. Ou estão daltónicos ou beberam demais. Averigue-se.

Converseta ou desconforto?

Paulo Portas e os seus camaradas insistiram durante o consulado Sócrates no «esbulho fiscal» do anterior governo. Agora, metidos no governo porque dava jeito, lá vão dizendo que «somos e seremos contra o aumento de impostos». É mesmo só conversa para engonhar ou é manifestação de desconforto na coligação?