19 fevereiro, 2008

A ponta do iceberg

O regabofe dos partidos políticos relativamente ao financiamento partidário conheceu hoje o primeiro cartão amarelo. O Tribunal Constitucional multou o PSD em 265 mil euros por donativo indirecto da Somague em 2001, altura em que Durão Barroso era líder dos sociais-democratas. Veremos se o actual presidente da Comissão Europeia se remete outra vez ao silêncio, afirmando por interposta pessoa que não tem nada a ver com isso. É bom também que as outras forças partidárias não se fiquem a rir da condenação. Os telhados de vidro são generalizados e parece que só foi detectada a ponta de um gigantesco iceberg.

A frase do dia

«Eu, português, 43 anos, sobrevivente a recibos verdes, que todos os meses pago 200 euros de segurança social para viver na maior das inseguranças, que senti a minha qualidade de vida baixar consecutivamente nos últimos anos, não consigo ver o país como o primeiro-ministro José Sócrates vê», Pedro Rolo Duarte, in http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt/, 19 de Fevereiro 2008

O Tino contra ataca

O engenheiro Pinto de Sousa já tem um blog dedicado em exclusivo à sua actividade enquanto político. Chama-se Socratinice e recomenda-se a fãs e inimigos viscerais do nosso «Primeiro». O autor é um tal de Tino, sem mais pormenores sobre a sua identidade. Será que o calceteiro de Rans está regresso à vida política para tomar de assalto a cadeira do poder do Largo do Rato?

Solta e a conduzir

Segundo a imprensa, três meses depois do brutal atropelamento que matou duas mulheres numa passadeira no Terreiro do Paço, em Lisboa, o processo continua em investigação no Ministério Público. A condutora, que poderá ser acusada de duplo homicídio, permanece à solta e presumimos que a conduzir. Com um bocadinho de sorte, pode ser que o caso prescreva.

A fábula dos 2 passarinhos e do papagaio

Ainda os ecos da dócil entrevista de ontem ao Primeiro-Ministro. Recebemos um e-mail de Castanheiro Barros, advogado de Coimbra e ex-candidato à presidência do PSD, com o seguinte conteúdo, que pela graça, vale a pena citar: «Nunca imaginei ser possível pôr dois passarinhos a entrevistar um papagaio. Só mesmo a televisão de Carnaxide seria capaz de uma tal proeza.»

O "castrismo" sem Fidel

«El comandante» atirou a toalha, vencido pela doença, depois de ter aguentado meio século de pressões, acosso e embargos políticos. Ao contrário do que se julga, o regime vai manter-se. Será o "castrismo" sem Fidel na primeira fila, é certo, mas com alguém muito próximo de si na liderança. Um dos raros bastiões comunistas do Planeta promete resistir aos sinais dos tempos.

Marilyn reinventada

É um pássaro? Não. É um avião? Não. É Marilyn Monroe ressuscitada? Não. É Lindsay Lohan.

A frase do dia

«Talvez porque houve um acordo prévio entre a SIC, o Expresso e o primeiro-ministro, ninguém se atreveu a mencionar assuntos tão prosaicos como desigualdade, inflação, salários reais, pensões de reforma, justiça, administração central e local, corrupção, autoritarismo e por aí fora. Nem a pronunciar o irritante nome de Manuel Alegre. A SIC e Sócrates trataram o país como um comício do PS. Isto é, com segurança e com desprezo.», Vasco Pulido Valente, Público, 19 de Fevereiro 2008