03 julho, 2011

Esplendor no Relvas

João Gonçalves, provavelmente o blogger que sozinho mais combateu o regime socrático, viu recompensada a sua luta diária. O mui ilustre ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, a quem um dia Gonçalves chamou o «Torquemada de Tomar», convidou o mentor do «Portugal dos Pequeninos» para seu assessor na Gomes Teixeira. Gonçalves, um discreto funcionário público na área jurídica da direcção geral dos impostos, dá o salto para um poleirinho que tantos invejam, na companhia do controleiro-mor social-democrata, Miguel Relvas. É certo e sabido que Gonçalves nunca escondeu a sua cor partidária, mas à primeira não perdeu a oportunidade para se «colar» ao novo poder. Ele que havia chamado «alforreca» e «vulgar cacique» a Passos Coelho. As voltas que o mundo dá. Talvez fosse boa ideia rebaptizar o blog, de «Portugal dos Pequeninos» para «Esplendor no Relvas».

Os donos da televisão

«José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes, mal souberam do convite de Miguel Macedo a Bernardo Bairrão, fizeram saber junto do gabinete de Passos Coelho o seu desagrado com o nome indicado para secretário de Estado da Administração Interna.
E as pressões para que Passos não viabilizasse a nomeação de Bairrão não se ficaram por aí: o SOL apurou que também Nuno Vasconcellos, da Ongoing, fez chegar os seus protestos ao gabinete do primeiro-ministro.
Recorde-se que Bairrão substituiu Moniz quando este abandonou o cargo de director-geral da TVI em Agosto de 2009. E que a decisão de acabar com o Jornal Nacional de 6.ª, de Moura Guedes, foi assumida por ele.
Qual o peso que estas (e outras) pressões tiveram na decisão de Passos Coelho de retirar Bernardo Bairrão da lista de secretários de Estado que tomaram posse na terça-feira fica por se saber.
Porque ninguém no Governo esclarece as razões que justificaram o veto de Passos ao nome inicialmente proposto por Miguel Macedo. Nem o próprio ministro da Administração Interna, que não escondeu, porém, a sua desilusão após a cerimónia de posse dos novos secretários de Estado: «Lamento que essa indicação não se tenha consumado, porque era um contributo importante para o trabalho que temos de fazer, mas nestas coisas a vida continua e temos de andar para a frente».
E o ex-administrador da TVI – Bairrão apresentou a demissão da Media Capital para aceitar o convite de Macedo e não voltou atrás após ter deixado de constar da lista de novos governantes – limitou-se a dizer que a decisão de não aceitar o cargo foi sua, «por razões políticas e pessoais». Quais? Não esclareceu.
Uma das explicações aventadas foi o facto de Bairrão ter feito declarações contra a privatização da RTP, que o novo Executivo incluiu no seu programa. Essas declarações, que já tinham sido gravadas na semana anterior, só passaram na TVI no sábado passado, juntamente com as de Pedro Norton (administrador da Impresa também contra a privatização da RTP).
Há ainda quem sustente que o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter avançado com a notícia do convite de Macedo a Bairrão no domingo, véspera da entrega da lista de nomes a Cavaco Silva, também terá pesado na decisão. O que o professor afasta, sublinhando que circularam 18 nomes e nenhum foi excluído apenas por se ter falado neles»


Fonte: Sol Online, 2 Julho 2011

Televisões ricas, televisão pobre

Sedentas de uma boa festa, os canais portugueses deliram com um casório em qualquer parte do Planeta. No matrimónio do Príncipe Alberto II do Mónaco só a SIC ficou em casa, respeitando o aforismo «quem não tem dinheiro, não tem vícios». Ao invés, a TVI mobilizou a «armada» em peso: Judite de Sousa, vinda directamente do caos urbano de Atenas, Filipa Garnel, Júlio Magalhães e Manuel Luís Goucha. Já o serviço público, cada vez mais empenhado e com o fantasma da privatização a pairar, também quis dar o ar da sua graça enviando a jornalista dos negócios estrangeiros da RTP, Márcia Rodrigues e transmitindo várias horas da cerimónia. Será que se justificava?

O regresso da boa estrela do eterno sedutor

Dominique Strauss-Khan celebrou à grande e à francesa o regresso à liberdade com um opíparo jantar em NY para ele, a mulher e um casal amigo. Diz quem viu que parou tudo no restaurante para servir o ex-homem forte do FMI. A factura foi de 450 euros. Coisa pouca. O sedutor, qual fénix renascida, parece ter sido vítima da tramóia da empregada de quarto do Sofitel que, sabe-se agora, andava envolvida em negócios escuros e confidenciou a um amigo que tinha apresentado queixa porque sabia que Strauss-Khan tinha muito dinheiro. As contradições e as escutas acabaram por "armadilhar" os seus argumentos. Se em termos judiciais, a boa estrela de DSK parece de regresso, importa saber se as ambições políticas do francês ainda continuam de pé.