08 abril, 2008

A vertigem do poder

Mais do que um actor, um realizador, um sex symbol ou um vendedor de máquinas de café, George Clooney é hoje uma das mais activas vozes dos oprimidos do Planeta na árdua tarefa de sensibilizar os senhores do universo para tragédias como a do Darfur. Aproveitando a estreia do seu novo filme em Londres, Clooney visitou Gordon Brown no número 10 de Downing Street. Poderá este homem mandar, um dia, no mundo?

O bebé das duas caras

Mais um espantoso fenómeno da natureza. Nasceu na Índia um bebé com duas caras, visto pelos próprios pais como a reencarnação de um Deus hindu.

O que hoje é mentira, amanhã pode continuar a sê-lo

«O futebol português é uma mentira. Isto (Apito Dourado) é um apêndice. São pormenores. Não querem resolver, querem é empolar o lateral», Pimenta Machado, ex-presidente do Vitória de Guimarães, à saída do tribunal de Gondomar, onde foi ouvido a propósito do caso Apito Dourado, Agência Lusa, 8 Abril 2008

De fazer parar o trânsito

A RFM mudou de imagem e decidiu associar esta transformação ao «Carver One», um veículos de design futurista que, segundo os promotores, conduz-se como um carro, mas inclina-se como uma mota, produzindo a sensação de pilotar um avião. O Carver, recém-criado na Holanda, tem uma roda dianteira e duas traseiras, e permite apenas o transporte de duas pessoas, uma à frente e outra atrás.
Hoje, cruzei-me com um, pintado com as cores da rádio que dá «as melhores músicas», em pleno centro de Lisboa. Fez parar o trânsito, está claro.

A Fatinha é a maior

Históricos militantes do PS foram hoje ao tribunal de Felgueiras para serem ouvidos no processo do chamado «saco azul» da edilidade. Armando Vara, Narciso Miranda, Mesquita Machado, entre outros, não se pouparam a tecer loas à doutora Fátima. Pelos vistos ninguém se arrepende de ter apoiado em 2001 uma senhora que responde pela prática de 23 crimes e por ter lesado o município em 785.349 euros. «Nunca notei na dra. Fátima Felgueiras um acto menos sério», afirmou Mesquita Machado, perante o juiz. O povo de (e da) Felgueiras é que tem razão: «A doutora é a máaior».

O homossexual, o heterossexual e a namorada de ambos

Fonte que bebe do fino diz-nos que o João Miguel Tavares (JMT) é um jornalista capaz, mas com um ego do tamanho do mundo. Fértil em explanar o seu humor subtil, o JMT protagonizou o artigo de opinião do dia, ao fazer a defesa da sua colega de jornal (o DN), Fernanda Câncio, a propósito do programa que a jornalista vai ter na RTP 2 e que provocou a indignação do PSD.
O que causou espanto foi JMT ter «arrolado» o Primeiro-Ministro para o seu escrito. Aqui fica a passagem, que não aconselhamos aos leitores mais sensíveis: «Sócrates, que ainda há poucos anos era homossexual (lembram-se?, foi no tempo do amigo Santana), agora parece que se transformou num heterossexual furioso, empenhado em arranjar tachos à namorada. É este o PSD que temos. E é esta a gente que quer mandar no País. Só duas palavrinhas (muito simples): vade retro».

I bag your pardon?

Zeinal Bava, o novo homem forte da Portugal Telecom, é um verdadeiro prodígio, liderando aos 42 anos, a maior empresa nacional. Mas não foi isso que o fez mudar. Ainda hoje, Zeinal leva os filhos ao colégio todas as manhãs e não raro é vê-lo entrar na sede da empresa de mochila às costas. Poucos saberão é que o presidente da PT confessou recentemente que raciocina em inglês e só depois traduz para português o que quer dizer, fruto dos anos de formação que teve no Reino Unido. Está na calha um novo Joe Berardo, mas menos mal que este consegue ser mais fluente...

Sexo em troca de um tecto

Já se sabe que arranjar casa está pela hora da morte, mas o jornal francês «Libération» descobriu que o mercado de arrendamento francês está pejado de anúncios que prometem alojamento em troca das coisas mais estranhas que imaginar se possa: «sexo duas vezes por mês» ou «serviços libertinos» são apenas alguamas das contrapartidas. Isto é que vai uma crise.

A frase do dia

«A China será muito mais aberta depois dos Jogos Olímpicos», Juan António Samaranch, ex-presidente do Comité Olímpico Internacional, El País, 7 Abril 2008

Abanou, mas não caiu

A SIC-Notícias abriu o noticiário da meia noite com uma não-notícia, anunciando que um segurança do Primeiro-Ministro tinha derrubado a câmara de um repórter do canal de Carnaxide. Nas imagens, vê-se o segurança a dar um «chega para aí» ao cameraman da SIC, mas a câmara não cai. Segundo o canal, o Primeiro-Ministro e a sua entourage pediram, de imediato, desculpa.
VIDEO