20 dezembro, 2009

Alegadamente

«Última Hora: Presidente do FC Porto agredido à saída do hotel», lia-se num rodapé da TVI24. Afinal, vendo as imagens, o que havia sido uma agressão, foi transformado, em poucos minutos, noutras estações televisivas, mais ponderadas, «numa tentativa de agressão» ou «alegada agressão». Como factos são factos, o que aconteceu, e o que sabemos, para já, é que um alegado adepto, alegadamente benfiquista, aproximou-se de Pinto da Costa e agrediu, verbalmente, o líder azul e branco, tendo sido afastado de imediato pela polícia no local. Tudo o resto é especulação, um mau exercício de jornalismo e terreno fértil para desencadear a ira das massas.

Para a eternidade

Cristiano Ronaldo já foi o melhor do mundo e deixou de o ser. José Mourinho apresta-se para perder esse «ceptro», na categoria dos treinadores. O jovem Guardiola, 38 anos, conseguiu ontem a proeza de ganhar o sexto título numa só temporada com o FC Barcelona. Se existe magia no futebol mundial, ela mora na cidade catalã. As técnicas que Guardiola usa para motivar os seus pupilos não deixam de surpreender. Na final da Liga dos Campeões exibiu um video verdadeiramente épico com imagens do filme «Gladiador». O Barça levantou o caneco no Olímpico de Roma, derrotando o Manchester. Ontem, antes da final do Mundial de Clubes, bastou-lhe a retórica, tendo terminado a preleccção aos seus «galácticos» com a seguinte fase: «Se perdemos, continuaremos a ser a melhor equipa do mundo. Se ganhamos, seremos eternos». A coisa funcionou. Para a eternidade.

A estranha atracção pelo lamaçal

Nesta guerra surda não há inocentes, só se estranha como é que o Presidente da República, por muito que ele negue, se tenha deixado arrastar para este masoquista jogo na lama, com o povinho assistir.

A ceia do dragão em terras mouras

O autarca Costa, aproveitou a boleia do arquitecto do estádio do Dragão e seu vice-presidente na Câmara, Manuel Salgado, para participar no repasto natalício na casa do FC Porto, em Lisboa. Sabe-se que Costa, pelo menos publicamente, é benfiquista, tendo recebido o apoio de Vieira nas últimas eleições e agora «cola-se» ao presidente do FC Porto. Costa está em todas e quer estar com todos, amealhando apoios políticos para a sua provável chegada a líder do partido do Largo do Rato, quando Sócrates se fartar de vez, e eventualmente, servir de trapolim para chegar a S. Bento. É por estas e por outras que, independentemente das asneiras que possa ter feito na gestão do Porto, gosto cada vez mais de Rui Rio, que soube, desde a primeira hora, distanciar-se da «tralha futeboleira». E nem por isso deixou de ganhar eleições de forma categórica.