17 junho, 2009

«Bom treinador, mau homem»

Ficou célebre a sua frase, «o fair-play é uma treta». Dele dizem que é sportinguista não assumido. Augusto Inácio diz que se trata de um «bom treinador e um mau homem». Depois de um «parto difícil», Jorge Jesus entrou hoje ao serviço no cada vez menos «glorioso» Benfica, com a dificíl missão de não ser engolido pela máquina trituradora de treinadores que existe na Luz.

Coração de manteiga

Há, de facto, um novo homem Sócrates. Comovente. Enternecedor. Da boca do Primeiro-Ministro sairam estas duas pérolas para mais tarde recordar: «fere-me a sensibilidade» e «parte-se-me o coração», disse, ao abordar o caso dos depositantes do BPP. Algo nunca visto nos quatro anos de governação. Parecia uma conversa de esplanada em noite de canícula entre dois potenciais namorados. Se aquilo não fosse uma entrevista política, até podia parecer um constante flirt dissimulado. Ana Lourenço, a menina dos olhos tristes, caprichou no decote, mas não descolou do seu registo sonolento e doce. A espaços, a entrevista pareceu um imenso sussuro, de parte a parte. Um exercício de propaganda socrática, sem contraditório, com passadeira vermelha. O clímax, aconteceu mesmo, mesmo, como não podia deixar de ser, à beira do fim: «Acha que foi um bom primeiro-ministro», perguntou a pivô. «Perdão?», responde Sócrates. A resposta veio célere: «Estou muito satisfeito comigo». Num segundo, o artista distraiu-se e caiu-lhe a máscara. Lá se foi a humildade deste novo português suave.

A mosca


Obama é hábil até a matar moscas durante entrevistas. Veremos como vão reagir os fundamentalistas defensores dos direitos dos animais, mesmo os invertebrados.

Da TVI para o Benfica?

José Eduardo Moniz pressionado para candidatar-se à presidência do Benfica. Assusta pensar na transformação do clube da Luz numa imensa TVI, mas se isso corresponder a bola na rede e alguns títulos, estou certo que os sócios não se importariam.