15 setembro, 2008

Não o podem mandar de férias para as Maldivas?

Menezes desafia Marcelo para um debate e acusa-o de abandonar o PSD (Agência Lusa, 15 Setembro 2008)

A barriga do arquitecto

Celebra-se amanhã o segundo aniversário do semanário «Sol». As expectativas, manifestadas pelo seu ilustre director, o arquitecto/jornalista José António Saraiva, eram grandes. Uma equipa jovem e muita alegria era a táctica secreta para vencer. Não chegou. Dos 70 mil exemplares das primeiras semanas, o jornal deu um trambolhão e já vende menos de 40 mil, cilindrado que foi pelo «Expresso». O BCP desfez-se do projecto. «Rendido» às evidências, o director do «Sol» admite agora que este jornal «já não vale por si», como quis fazer crer, e vai lançar uns dvd's infantis, ao que parece as aventuras do Popeye, para segurar alguns leitores. O arquitecto teve mais olhos do que barriga. A festa que amanhã vai ter lugar na Ajuda até promete ser agradável, porventura para relembrar o que se fez nestes dois anos. Contudo, o futuro não se afigura risonho, agora que o «Sol» se esconde, cada vez mais tímido.

Onde é que já ouvimos isto?

O Tribunal da Relação do Porto concluiu que Pinto da Costa foi detido irregularmente no âmbito do processo Apito Dourado e decidiu que deve ser indemnizado pelo Estado em 20 mil euros (Agência Lusa, 15 Setembro 2008)

Formados para o desemprego

Longe vai o tempo em que entrar na universidade era uma tarefa exclusiva para eleitos. A multiplicação dos cursos e das universidades abriu a torneira dos licenciados e colapsou o mercado de trabalho. As colocações que saíram no passado fim-de-semana reforçam essa tendência: 4 em 5 estudantes conseguiram entrar na faculdade. «Não é bom?», perguntar-me-ão alguns. Em tese sim, mas sabendo-se que a maioria dos diplomados não preenche as necessidades do mercado laboral, creio que boa parte destes estudantes que agora abraçam o sonho universitário, têm boas possibilidades de dentro de 3 a 5 anos, engrossarem as extensas listas dos centros de emprego. A menos que não se importem de tirar o lugar a um qualquer «brazuca» num daqueles cafés da cadeia «Coffee Pot» que enxameiam a cidade. É a vida!

O segredo do sucesso de Aznar

Afinal, eles conhecem-se. A revista «Interviú» publica uma reportagem fotográfica em que José Maria Aznar e Rachida Dati aparecem a trocar dois carinhosos beijos, à saída de um restaurante parisiense. A polémica surgiu recentemente quando um jornal marroquino noticiou que o pai do filho da ministra da Justiça francesa, grávida de 5 meses, era o ex-primeiro ministro espanhol. Aznar, casado há 30 anos com Ana Botella, tem fama de conquistador e diz-se que mudou a sua forma de cuidar a mente e o corpo depois de abandonar a política activa. Uma das revelações que veio a lume é que Aznar, faz 2 mil abdominais diários (!!!) para manter a forma. Deve ser esse o segredo do seu sucesso.

A doutrina do choque

De há pelo menos 1 ano a esta parte só ouvimos falar em «crise», «crise», «crise» e que «o pior ainda está para vir». As bolhas capitalistas rebentam a cada dia e o que está à vista é o caos. A falência da Lehman Brothers é o último capítulo da lenta implosão do mercado livre. Naomi Klein, a escritora canadiana de «No Logo», um manifesto anti-globalização, datado de 2001, volta à carga para criticar a economia de mercado, lançando o livro «A doutrina do choque», onde ressalta a designação «a emergência do capitalismo do desastre».

O meu primeiro dia

A Infanta Leonor entrou hoje, aos 3 anos, para o colégio. Linda de morrer, com uns olhos azuis hipnotizantes, a filha dos príncipes das Astúrias fez a delícia dos fotógrafos no seu primeiro dia na escola. Outros se seguirão, Leonor. Eles vão perseguir-te o resto da vida. Habitua-te.