29 setembro, 2008

Verdade de La Palisse

Se o plano de salvação nacional de Bush tivesse sido aprovado, os 700 milhões de dólares para sarar as feridas dos desmandos dos capitalistas viriam do bolso da classe média americana. Tony Blair, o ex-primeiro ministro britânico e aliado de luxo da América na suicida guerra do Iraque, hoje um orador pago a peso de ouro, esteve em Lisboa para uma conferência para homens de negócios e referiu que «a crise vai ser paga pelos contribuintes». Jura, Tony?

Naufrágio político, abismo nos mercados

A Câmara dos Representantes, e em especial os congressistas republicanos, da cor de Bush, não fizeram a vontade ao presidente norte-americano, chumbando o plano de emergência de 700 milhões de dólares para recuperar entidades financeiras à beira do precipício. Acto contínuo, as bolsas deram outro trambolhão. Com jeitinho pode ser que na quinta-feira esta eleição venha a ser repetida e, quem sabe, o resultado muda. Para já, e em jeito de balanço, quem perde são mesmo os políticos e as lutas político-partidárias. Bush arrisca-se mesmo a ficar conhecido como o pior inquilino na História da Casa Branca.

Ser benfiquista

O novo Benfica TV ainda não está a transmitir e já ferve. O director do tal canal, Ricardo Palacín, garantiu que um dos critérios para a escolha dos profissionais é, de facto, ter o clube da águia no coração. Não foram, contudo, revelados as tácticas aplicadas para detectar eventuais agentes infiltrados e, em último caso, será solicitado o polígrafo a Teresa Guilherme para «caçar» eventuais «lagartos» ou «dragões» desde pequeninos e com enorme vontade de boicotar o canal da Luz.

A Casa do Benfica do Marquês de Pombal

O apartamento mais mediático da capital vai ser, em breve, o Heron Castilho. O treinador do Benfica. Quique Flores, ficou seduzido pelo edifício e provavelmente pela proximidade com o Marquês de Pombal, local onde os clubes de Lisboa festejam os titulos de campeão, e decidiu mudar-se de um hotel de Linda-a-Velha para o coração da cidade. Não se sabe se informaram o espanhol que nesse prédio reside também o Primeiro-Ministro José Sócrates. Curiosamente, um grande benfiquista. Pelo menos é o que ele diz. É caso para se dizer que nasce mais uma Casa do Benfica a dois passos do Marquês.

O director conta como é ser pai

O grau zero da televisão em Portugal «mora», definitivamente, em Carnaxide. Se pensávamos ter visto tudo em «Momento da Verdade», hoje, por volta da hora do almoço, testemunhámos no tertuliante «Fátima» mais um episódio elucidativo do estado a que chegámos. Ao telefone, Nuno Santos, o director de programas da SIC (!!!) a comentar a sensação de ter sido pai há 48 horas de um bebé chamado Pedro. Os tertulianos não se coibiram de mandar beijinhos para cá, parabéns para lá e cumprimentos do género «grande director». Nuno Santos também já tem o seu próprio reality show. Haja decoro!