26 junho, 2008

Ronaldo e Nereida no Barco do Amor

Porto Cervo, Sardenha (Itália)

«Bloco central» de ouro

Dias Loureiro, do PSD, e António Vitorino, do PS, são a parelha convidada para a apresentação no início da próxima semana do livro da jornalista Eduarda Maio sobre a biografia do Primeiro-Ministro: «Sócrates o menino de ouro do PS». Afinal, contrariando os desmentidos, sempre há «bloco central».

Desorientação e tiros nos pés




Reina a desorientação no jornalismo em Portugal. As manchetes de «O Jogo», «DN» e «JN» são eloquentes do que acabámos de dizer. Os três jornais, pertença do mesmo grupo e do mesmo patrão, anunciam a mesma notícia, - que o Benfica vai ser punido pela FIFA com menos 6 pontos por ter uma dívida pendente (de 100 mil euros) para com um seu jogador, com a nuance de o «DN» ter ressalvado que o clube da Luz esteve em risco, mas que a situação foi, entretanto, sanada. Confesso que fiquei confuso. Onde anda o rigor e acima de tudo a estratégia editorial nas redacções e nos grupos económicos que as controlam?

Um processo inspirador

Qualquer dia não há livrarias para expor tantos best sellers da autoria de escritores de alto coturno. À saída do tribunal de Gondomar, Valentim Loureiro, anunciou que no final do julgamento Apito Dourado vai contar as peripécias do caso...em livro. A sentença do Apito Dourado é conhecida a 18 de Julho. Se a decisão lhe for desfavorável, pode ser que a tranquilidade do «xadrez», visão tão cara a este boavisteiro dos sete costados, o inspire para a redacção da ansiada obra.

Justiça à canelada

Já tivemos esquadras invadidas, polícias e professores agredidos e ontem foi a vez de juízes levaram umas caneladas e uns encontrões em pleno tribunal depois da leitura de uma sentença. O salão dos bombeiros de Santa Maria da Feira, onde (pasme-se) decorria a sessão por falta de condições do tribunal da terra, foi o palco das cenas pouco edificantes. Em Portugal, o far west globalizou-se. A Justiça, de venda nos olhos, até tem medo de olhar...

A cantar de galo

O chefe Sócrates pôs ordem no «galinheiro» que existe no Ministério da Agricultura e afastou o galo-mor, Jaime Silva, das negociações com os agentes do sector. O ministro da lavoura, que consegue ter mais queda para a chinela que Correia de Campos, é recordista das gaffes e das frases infelizes. A quase um ano de eleições, o «chefe» da exploração, Sócrates, acha que não vale a pena expulsar o galo-mor, Silva, do poleiro. Mas que ele merecia, lá isso merecia.

«Espanhóis» desde pequeninos

Domingo os «tugas» vão ter todos uma costela espanhola O facto de a Alemanha ter sido o carrasco de Portugal no Euro é motivo adicional para nos sentarmos diante do televisor para «puxarmos» pela selecção espanhola. Até à data a Espanha é a equipa mais pendular do europeu, com mais golos apontados, não tendo sofrido qualquer derrota. Esquizofrénica a prestação dos russos, de exibições de sonho a derrotas humilhantes, num ápice.