23 agosto, 2010

O «berbequim político» do PS

É uma das hilariantes da semana, pese embora ter merecido uma nota de rodapé num jornal de fim-de-semana. No seguimento das diversas entrevistas concedidas pelo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, o deputado do PSD, Luís Campos Ferreira, apelidou o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares do governo socialista de «o berbequim político do PS». Depois da «picareta falante» que era Guterres, baptizado por Pulido Valente, o PS sofistica-se e inaugura a era do berberquim.

Terror na auto-estrada

Tragédia na A25. O nevoeiro e a chuva em pleno verão provocaram dois choques em cadeia. Resultado: 6 mortos e dezenas de feridos. Num país onde geralmente é tudo mau, destaque para os elogios que ouvimos na comunicação social sobre a mobilização dos serviços de emergência, INEM, Protecção Civil e GNR, com a rápida evacuação dos feridos mais graves para os hospitais da zona e para Lisboa, de helicoptero. Neste aspecto, mesmo com os cortes orçamentais que amiúde são anunciados, Portugal melhorou muito a sua capacidade de resposta.

O «galo» madeirense

Este está a ser um «annus horribilis» para a Região Autónoma da Madeira. Cheias, incêndios e agora uma palmeira que tomba, fazendo vítimas. Isto já para não falar dos desastrosos resultados do turismo da ilha, a ressentir-se da tragédia de 20 de Fevereiro. Jardim, desanimado, diz mesmo que os madeirenses precisam de ir à bruxa. Menos acertada a ligeira insinuação do líder regional sobre a «estranheza» pelo facto de a palmeira de Porto Santo, num largo onde existiam 13, ter caído no momento em que decorria um comício do PSD-Madeira, quando foi o próprio presidente da Câmara de Porto Santo a reconhecer que as raízes da palmeira estavam podres. Jardim não precisa de se vitimizar nem de arranjar bodes expiatórios para as tragédias, porque é mais que certo que nós e os seus conterrâneos insulares vamos aguentá-lo ainda um bons anitos. Para ser franco, isto sem ele também não tinha piada.