09 novembro, 2007

Risco iminente

O site do jornal Sol avança que há 415 pontes no País com anomalias estruturais graves, segundo o levantamento da Estradas de Portugal. A conservação de pontes e vias rodoviárias continua a merecer uma ninharia do Orçamento de Estado. Os nossos políticos estão mesmo à espera de mais uma tragédia como a de Entre-os-Rios. É o que se chama brincar com o fogo...

Tudo gente séria

O Ministério das Finanças actualizou hoje a relação dos devedores ao fisco. Dos seis mil nomes, singulares e colectivos, que integram a lista negra, existem mais de 30 clubes de futebol, sendo a mais recente incorporação, o Boavista. O empresário José Veiga também tem a pagar mais de um milhão de euros à administração fiscal, já para não falar da Euroammer, a empresa do controverso Artur Albarran, que também não sai da indesejada listagem. Como nota de curiosidade na nota de imprensa divulgada pelas Finanças, 18 advogados, 12 economistas, 14 médicos e 3 jornalistas também estão em dívida para com o fisco.

Uma normal anormalidade

Como se podia ler hoje num jornal diário da boca de um dermatologista, vivemos um “Verão atenuado”. Temperaturas acima da média, vento fraco e roupas ainda estivais pelas ruas de Lisboa, é o quadro em vigor, vai para semanas. Balanço: mais constipações e o stock de roupa de inverno a acumular perante o desespero dos lojistas. Os meteorologistas alertam que o que hoje é uma tendência - verões mais prolongados, acompanhados por longos períodos de seca -, será, muito em breve, encarado como uma desconfortável normalidade. ”Habituem-se”, como pressagiava o outro.

Informalidade informativa

O casual Friday chegou ao "Telejornal" da estação pública. José Alberto Carvalho apresentou hoje o noticiário das 8 de fato, mas sem gravata. Uma iniciativa de saudar e que por, exemplo, no país vizinho já é seguida, pelo menos, aos fins de semana pelos seus pivots. Amanhã, o telejornal volta a não ter gravatas no "ar". Judite de Sousa será a apresentadora.

Monólogos da vagina

Um ginecologista foi condenado por um tribunal de Barcelona a pagar 200 euros a uma paciente por a ter humilhado durante uma consulta. Ao que parece, a senhora padece de dificuldades na contracção dos músculos da sua parte mais íntima e o clínico terá sugerido, em tom de brincadeira é o que está por apurar, que a consultada introduzisse uma beringela no órgão sexual para, em futuras ocasiões, facilitar a sua exploração vaginal. A senhora não gostou da proposta indecente e o tribunal aplicou esta penalização pecuniária ao atrevido ginecologista.

Adeus. Vão e não voltem!

Cimeira de Santiago do Chile, 9 Novembro 2007