11 janeiro, 2010

A praia assombrada

Primeiro foi um pé. Agora deram à costa na praia de Canidelo, em Gaia, ossos da parte inferior de um corpo, que pertencem aparentemente a dois homens. Recorde-se que a 2 de Janeiro deram à costa nas praias de Gaia toneladas de polvos mortos. As praias do concelho do autarca Menezes só podem estar assombradas. Pode tratar-se de um sinal do além. Qualquer dia ainda chega aos areais do Canidelo uma garrafa com uma papel dentro a avisar: «Portugal encontra-se fechado para obras. Não prometemos ser breves».

A frase do dia

«A crise no Dubai colocou a Grécia na actual situação e se a Grécia não resolver o seu problema, Portugal pode ser o próximo», João Salgueiro, ex-presidente da Associação Nacional de Bancos, TVI24, 11 Janeiro 2010

Serões provincianos

Ninguém na direcção de informação e de programas da RTP tem coragem de acabar com o estafado «Prós & Contras»? Já começa a cansar a galeria de pseudo-senadores escolhida pela ultrapassada Dona Fátima. Os diagnósticos são sempre os mesmos: «somos os melhores da nossa rua, falta-nos é confiança para acreditarmos nas nossas potencialidades». A última pérola é um camarada de apelido Vilaxx, que debita umas palavras de circunstância com um penso na testa. Ó Fragoso, mete uma ópera!

Milagres da estética

Menos de um mês após o ataque de foi alvo, Berlusconi regressou hoje em pleno ao seu trabalho, no palácio Grazioli, em Roma. Os fotógrafos tiraram-lhe as medidas, de diversas formas e feitios, mas a olho nu é difícil detectar qualquer sinal da agressão de que o «premier» italiano foi vítima. Até os dentes, a parte mais afectada pelo desvario do sr. Tartaglia, têm um aspecto esplendido, fruto de um implante. Nem parece que tem 73 anos. Milagres da estética. Quem pode, pode.

Regresso às origens

O «CM» informa que Marcelo e Vitorino abandonam o canal do Estado no final de Fevereiro. O descontentamento do professor era evidente. Os frequentes almoços com Júlio Magalhães, director de informação da TVI, são um sinal de que Marcelo vai regressar às suas homilias dominicais no canal que já foi da Igreja e agora não sabe muito bem de quem é.