09 março, 2009

Prós&Contras presidenciais

Em dia de balanço sobre os 3 anos do mandato presidencial, os prós e os contras de Cavaco. Pela positiva: os discursos em que ousou falar verdade e colocou o dedo na ferida, alguns vetos políticos que embaraçaram o governo e a adesão às novas tecnologias, promovendo um site, como o da Presidência, que está na vanguarda em muitos aspectos. Pela negativa: a manutenção no Conselho de Estado de Dias Loureiro depois das contradições no caso BPN, o excessivo empolamento do caso envolvendo o Estatuto dos Açores e o enxovalho, perante a sua complacência, que foi alvo na Madeira ao não ser recebido na Assembleia Legislativa regional.
Veremos se nos dois anos que lhe restam, Cavaco mantém a previsibilidade ou se desperta o «monstro», não o orçamental, que há dentro dele.

O outro lado de Portas

Gostei de ver Paulo Portas na «Conversa Indiscreta» de Alexandre Lencastre no TVI24. Cada vez que assisto a este seu registo,mais intimista e mais distanciado da política, fico com a sensação de que o país ganhou um político demagogo, que faz o que for preciso para ficar à tona de água, e se perdeu um grande crítico cinematográfico e literário.

A pontualidade de Medina

Em mais uma entrevista em horário nobre, Medina Carreira comparou os partidos políticos a «casas de mulheres de má vida» e a «bancos alimentares», que dão de comer à sua vasta legião de apaniguados. Mas cá para mim o melhor momento foi quando o fiscalista disse que «um país onde ninguém chega a horas, não pode ser levado a sério». Assino por baixo.

O «Avô Cantigas» a caminho da Europa

Enquanto o PSD hesita entre mandar para a Europa Aguiar Branco ou Marques Mendes, o candidato socialista começa a dar-se a conhecer. Se Sócrates tinha em Silva Pereira o seu clone, Vital Moreira é a réplica do «Avô Cantigas», a personagem a que Carlos Alberto Vidal deu vida. Pena as crianças não terem direito a voto. Com uma guitarra a tocar as músicas do seu tempo de PCP, o constitucionalista ia conquistar o coração da pequenada.

Vale is «following you»

Vai uma grande agitação nos jornalistas que aderiram ao Twitter. Vale e Azevedo adicionou alguns profissionais da comunicação social. Identificando-se como «DrValeAzevedo» e «ex-presidente de 6 milhões de portugueses», o alegado presidente do Benfica tem entabulado diálogos curiosos. A pergunta que se faz é esta: será que o ex-presidente do Benfica está farto da sua clausura forçada em Inglaterra e quer trocar impressões com alguns dos seus compatriotas ou é algum engraçadinho a fazer-se passar pelo advogado com fama de vigarista?
Se esta última hipótese se confirmar, valha a verdade que até tem piada. Vejamos uma das últimas twittadas: «Burla. Como a TSF faz para anunciar as horas: presidência de Cavaco faz 3 anos no continente, 2 anos nos Açores».

A frase do dia

«Agora qualquer gajo que não deixe crescer a pança, use desodorizante e apare os pêlos das orelhas é metrossexual. Santa paciência», Fernanda Câncio, jornalista, in Twitter, 9 de Março 2009

Marisa «da Ribeira»

O quase de referência «CM» dedica praticamente duas páginas à nova heroína do norte, Marisa Magalhães, 26 anos, que faz lembrar o antigo elemento da claque dos super dragões, Anabela «da Ribeira», entretanto desaparecida combate, supõe-se que aposentada das lides da bola. E o que é que Marisa fez de extraordinário? Deu uma lambada em Carolina Salgado à porta do tribunal de Gaia e promete nova «espera» para hoje. Manipulada ou talvez não, Marisa é o típico caso da «encornada». «O que ela me fez não se faz», diz Marisa, indignado por Carolina se ter envolvido com o seu marido, num relacionamento nascido no calor da noite. O giro da história é que Marisa deixa escapar na conversa ao diário da Cofina que conhece Carolina «da noite». Realmente, as boites do norte são uma chuva de estrelas. Um viveiro de heroínas.