20 maio, 2008

Roda livre

No dia em que a Judiciária «varreu» a sede da equipa de ciclismo LA-MSS e apreendeu material relacionado com o doping, fonte policial deixou escapar que Bruno Neves, o ciclista da mesma equipa, falecido no dia 11 de Maio, durante o GP de Amarante, terá morrido de paragem cardíaca e não devido à queda. As peças do puzzle encaixam. O pelotão encaminha-se para o precipício.

Os «deuses» encontram-se em Cannes


Emir Kusturica e Diego Maradona, dois génios do cinema e do futebol, encontraram-se hoje em Cannes para a apresentação de «Maradona by Kusturica», um documentário sobre a vida do argentino, que demorou 3 anos a rodar. Igual a si próprio, Diego lançou umas farpas a Pelé, um dos seus ódios de estimação, na conferência de imprensa: «que páre de andar a lixar os outros».
Mai nada.

«Rotunda do Dr. Alberto João Jardim»

Não satisfeito com os seus 15 minutos de fama quando concorreu à liderança do PSD, o advogado Castanheira Barros continua a «bombardear» as caixas de correio electrónico dos profissionais da comunicação social com comentários e sugestões no mínimo exóticos. A última do Castanheira foi enviar à assembleia legislativa da Madeira uma proposta de construção de uma «estátua de homenagem ao dr. Alberto João Jardim». Imparável, propõe ainda que «seja escolhido para a Estátua um local próximo da Quinta Vigia e em zona de grande visibilidade , como por exemplo a Rotunda do Infante». Ideias não faltam ao homem, mas transformar Jardim no Kim il Sung madeirense, não parece nada boa onda. Aliás, assim à primeira vista, aquilo que quase aproxima os dois estadistas é o facto de o norte-coreano ter sido constitucionalmente elevado a «líder eterno», enquanto Jardim para lá caminha.

A frieza dos números

Cavaco não cessa de dizer que não se resigna, mas os números são frios. Uma sondagem da Aximage conclui que 1 em cada 4 jovens não sabe o nome do Presidente da República. Contra factos, não há argumentos. A popularidade dos políticos, mesmo os profissionais, anda pelas ruas da amargura.

Non ou a vã glória de ganhar

Não foi preciso dar umas bengaladas para vencer a Palma d'ouro do festival de Cannes. Manoel de Oliveira, aos 99 anos, arrebatou uma espécie de prémio carreira do mais prestigiado certame da sétima arte a nível mundial. Nas imagens que vimos na TV, não havia forma de o parar. Eighteen till i die é a máxima do hiperactivo cineasta.

Grávido(a) em lides domésticas

Nasceu Tracy, mas agora chama-se Thomas Beatie e está grávido(a). Foi apanhado a cortar a relva no jardim da sua casa. A avaliar pela barriguinha, e partindo do pressuposto que não é de cerveja, o(a) senhor(a) deverá dar à luz muito em breve. Parafraseando os astronautas, um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade...

Almost there

Obama está quase, quase lá. Conseguiu o apoio de mais um «superdelegado» de peso, um senador que representa o Ku Klux Klan. No domingo, a capacidade de mobilização da máquina do candidato democrata logrou juntar 75 mil pessoas no Estado de Oregon.