20 setembro, 2009

«Sócrates é fixe»

O «pai da pátria» fez a sua aparição na campanha eleitoral esta tarde, no Porto, para dizer aos jovens e aos graúdos que «Sócrates é fixe!», em alusão ao slogan que norteou a corrida presidencial que Soares venceu em 1986, e apelidar Ferreira Leite de «fanática». Se na altura a música oficial era o «Rock da Liberdade», interpretado por Rui Veloso e com letras de António-Pedro Vasconcelos, para este momento era apropriado uma canção chamada «Rock da asfixia democrática».

Segredos mal estimados


É (ainda) um dos segredos bem guardados da cidade de Lisboa, fruto do trabalho de recuperação dos miradouros do incansável vereador «Zé», mas como não somos invejosos gostamos de partilhar com quem merece. Chama-se jardim Botto Machado e fica junto à Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, com uma panorâmica invejável para o Panteão Nacional e o rio Tejo. Dois alertas: evite a visita às terças e aos sábados, dia do «el rastro» lisboeta e tenha paciência com a habitual lentidão dos empregados da esplanada e com a sua falta de jeito para tirar um café em condições. Mas como diz o outro: haja saúde!

Não me interpretem mal

O sorriso rasgado e a pose de estadista na primeira página do «DN» não enganam. Uma entrevista dominical para reforçar as qualidades do querido líder. No essencial, mais do mesmo, excepto na página em que Sócrates fala do seu lado mais privado. Confessa que «compra a própria roupa», mas recebe os «conselhos na namorada», uma referência que fica sempre bem. Sobre os gostos musicais destaca um grupo e uma música com mais de 20 anos, os Pretenders e o célebre hit da banda da vocalista Chrissie Hynde, «Don't get me wrong». A canção não parece escolhida ao acaso. Deduz-se que os erros destes 4 anos de governação foram meras falhas de interpretação.