07 junho, 2010

As certezas da Escola de Belém

Quando foi primeiro-ministro, Cavaco Silva não sabia quantos cantos tinham «Os Lusíadas». E se há coisa que agrade pouco ao inseguro e retraído Boliqueimense é ser apanhado em falso.Vai daí, tantos anos depois da coisa ter sido lançada para o caixote do lixo do anedotário nacional Cavaco voltou a lançar-se ao épico.
Desta vez, através da Presidência da República acaba de criar na
plataforma virtual Second Life uma área dedicada ao poema de Camões e ao “espírito empreendedor da Escola de Sagres”.
Até pode dar para fazer figura de moderno e eventualmente catar um ou outro voto mas escusava de justificar a coisa com uma patranha historiográfica. Hoje em dia já nenhum historiador dos Descobrimentos acredita nessa Escola de Sagres inventada nos tempos do Estado Novo e a hipótese está completamente posta de parte.
Se Cavaco queria parecer moderno, mais valia que se tivesse actualizado em vez de repetir os lugares comuns da história do pré-25 de Abril. Fica mal à Presidência o replicar de erros científicos graves.

O despertar de Cavaco

Cavaco anda frenético. Está numa fase em quer ir a todas e dar bitaites sobre tudo.Na tradicional «valsinha das medalhas» do próximo 10 de Junho, o Presidente decidiu agraciar dois ex-ministros do governo PS, Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, dois recém-falecidos, Saldanha Sanches e Rosa Lobato de Faria e, porventura, o que será a grande sensação da cerimónia, o radialista António Sala, eternizado pelo seu «Despertar» na Rádio Renascença. Para dar seguimento à sua onda de generosidade, Cavaco podia e devia homenagear a companheira de muitos anos de Sala na emissora católica portuguesa, a inimitável tia Olga Cardoso. Uauuuu!
PS: Esqueci-me da medalha do alpinista João Garcia. Tanto se criticava o tio Sampaio por ser um mãos largas, mas com Cavaco também vai tudo a eito. Vou solicitar aos serviços de Belém a candidatura da minha pessoa para o 10 de Junho de 2011 pelos relevantes serviços de divulgação sócio-cultural deste meu modesto e despretensioso blog. Será que os «spin-doctors» de Belém vão nessa?

Acidente, diz a polícia

Afinal Carina Ferreira estava mais próximo do que se pensava. O corpo da jovem de 21 anos, desaparecida desde 1 de Maio, foi encontrado esta tarde dentro do seu carro numa ravina de 30 metros, com o cinto colocado, na A-24, entre Lamego e Peso da Régua. A densa vegetação terá impedido a localização mais cedo do veículo. A tese do acidente ganha consistência, segundo a polícia.

Viva as noivas!

A silly season veio este ano mais cedo. A Helena e a Teresa estão afogadas em dívidas, mas já são marida e marida. A expectativa era tanta que na conservatória eram mais os jornalistas que os convidados. Somos o oitavo país do mundo a adoptar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Haja algo em que não estejamos na cauda.