A massa de ar quente e seca africana já demandou outras paragens, mas as panorâmicas de excepção podem e devem ser desfrutadas todo o ano. É o caso do «rooftop» do Hotel Mundial, no Martim Moniz, em Lisboa, que segundo o suplemento «Fugas» do jornal «Público» tem «vistas galácticas» da cidade das sete colinas, «quase de 360.º» sobre o rio e o casario. Um verdadeiro must. Subam até ao 9.º andar do bar/café do Mundial e reportem, sff.
30 junho, 2012
O ministro boca doce
«Eu tenho sempre a boca doce», respondeu o ministro da Economia a uma jornalista que lhe perguntou se os bolinhos que comia durante a visita à feira do artesanato eram para lhe adoçar a boca dos dissabores dos últimos dias. O Álvaro voltou ao local do «crime» onde o ano passado, dias depois de ter tomado posse, confidenciou que preferia ser tratado pelo nome próprio.
Á grande e à francesa
A remuneração declarada pelo ex-primeiro-ministro não é compatível com a vida de luxo em Paris, diz o «Correio da Manhã». O que declarou em 2011 só dá para viver 3 meses em França. Apesar disso, José Sócrates continua a fazer uma vida abastada num dos bairros residenciais mas chiques da capital francesa, enquanto estuda filosofia. Justifica o seu indefectível apoiante, o socialista Renato Sampaio, que o «pinóquio» herdou uma fortuna da mãe. Estranho, quando até há pouco tempo se ouvia dizer que a senhora também não vivia em desafogo financeiro. Longe disso. A menos que o «alguém importante» de que falava um arguido do caso Freeport no julgamento que decorre no Barreiro esteja neste momento a residir, em ano sabático da política activa, no 16.º arrondissement da cidade-luz.
O olhar de Mamona
Esta carinha laroca conquistou a medalha de prata para Portugal na final do triplo salto nos europeus de atletismo, que decorrem em Helsínquia. A Patrícia, de embaraçoso apelido Mamona, que representa o Sporting, está a estudar medicina dos Estados Unidos, enquanto compete no circuito universitário americano de atletismo. Uma boa escola, que agora dá frutos.
O tal canal do engenheiro
O engenheiro Paulo Fernandes, ilustre dono da Cofina, tanto porfiou que vai ter o seu próprio canal de televisão na plataforma Meo. Junta o útil ao agradável, associando a marca «Correio da Manhã» ao poderio técnico e financeiro da Portugal Telecom. Trata-se de um canal generalista, falado em português, com produção nacional e a emitir 24 horas por dia. O lançamento está previsto para Março do próximo ano e não será de admirar que a grelha seja constituída por directos dos tribunais, esquadras da polícia e portas de hospitais e estádios de futebol. O director do jornal diz que vai recrutar 80 profissionais para o canal, mas a esmagadora maioria serão técnicos. Se dúvidas houvesse, vão ser os jornalistas do «CM» a fazer uma perninha para o canal de televisão. O costume.
29 junho, 2012
Insulto ao Álvaro
De todos os ministros deste governo o Álvaro era, provalvemente, o que merecia levar menos na tromba. Veio lá do Canadá, onde estava posto em sossego, para a confusão do seu país. Hoje ficou com as orelhas a arder durante uma deslocação á Covilhã. Os manifestantes cercaram o carro oficial do governante da Economia e houve até um deles que se empoleirou no capô com uma bandeira negra. Os dados de hoje do défice indicam que o governo vai endurecer a austeridade. O povo tem que responder na mesma moeda. A segurança vai ser reforçada. Quem te cu, tem medo, como diz o nosso povo.
A frase do dia
«Levantada a pesada histeria do futebol, em que abafámos durante quinze dias, talvez se possa voltar a pensar neste pobre país, que nos deu a sardinha assada e o sr. Seguro», Vasco Pulido Valente, in Público, 29 Junho 2012
28 junho, 2012
A olímpiada musical dos Muse
Para algo completamente diferente a banda britânica Muse compôs a música que vai acompanhar os 16 dias de glória dos Olímpicos de Londres, a partir de 27 de Julho. Ouvi uma vez e não sei se gosto ou abomino. É uma mistura de «United States of Euroasia» e «Boehmians Rapshody». Deve ser como a Coca Cola, primeiro estranha-se..O resto já todos sabem!
O incrível Hulk, versão black
Espanha e Itália vão disputar o «caneco» do Euro 2012 em Kiev. Os germânicos regressam a casa vergados à superioridade dos indolentes e endividados latinos, à beira do resgate. O herói da noite, Balotelli, parecia Hulk, mas na versão black. Dois golos que deram o apuramento e, se as coisas lhe correrem bem, até pode arrebatar o prémio de melhor marcador do torneio.
27 junho, 2012
O primeiro dos últimos ou a melhor indústria do país
Para as carpideiras do costume, aqui fica o balanço dos últimos certames em que a selecção de Portugal participou e brilhou, mesmo sabendo que o segundo lugar é o primeiro dos últimos: Euro 2000 - 3º lugar ex-aequo; Euro 2004 - finalista; Mundial 2006 - 4.º lugar; Euro 2012 - 3.º lugar ex-aequo. Esta é, de longe, a melhor indústria exportadora do país. E o resto são cantigas.
A lotaria saiu aos «Felipes»
Os «Felipes» derrotaram a «Padeira de Aljubarrota» na batalha de Donetsk. A lotaria dos penalties saiu aos castelhanos. Faltou sorte, disse Paulo Bento. «Uma injustiça», murmurou Cristiano para os céus. Faltou-nos a Nossa Senhora do Caravaggio, digo eu. Mas saímos sempre de cabeça erguida, como a selecção.
Tragédia ou redenção?
A redenção ou a tragédia esta noite, a partir das 19h45, num televisor perto de si. Se os portugueses correrem com os «felipes», sugiro que se proponha à chanceler Merkel trocar o troféu de campeão de Europa pela compra do total da dívida portuguesa. Era remédio santo e sempre se fazia a estátua para o CR7.
Não pode ser um nome de rua?
«Cristiano Ronaldo mostrou aos portugueses que merece um monumento em Lisboa», Diego Maradona, Jornal de Notícias, 2012
26 junho, 2012
O coleccionador de relógios caros
A versão castelhana do Huffington Post apresenta uma galeria com os diversos relógios que o ministro espanhol De Guindos, uma espécie de Gasparzinho de nuestros hermanos, se tem apresentado em público. Coleccionador confesso destes objectos, o ministro da Economia, responsável pelo pedido de resgate da banca espanhola, chega a usar relógios cujo preço de mercado pode alcançar os 6 mil euros. Outro que não ludibria e não engana...
Zangam-se os irmãos, descobrem-se as verdades
A presença de António Oliveira «agarrou-me» ao «Dia Seguinte», mesmo em pleno defeso futebolístico da Liga principal. O ex-jogador, um dos mais brilhantes da sua geração, e antigo seleccionador mostrou o motivo porque rompeu a relação pessoal e profissional que tinha com o seu irmão, Joaquim Oliveira. Um discurso escorreito, com ideias, clareza de espírito e a apontar o dedo ao patrão da Olivedesportos, que fundou nos anos 80, acusando-o de ser o dono do futebol, que põe e dispõe dos clubes, de pessoas e de influências, «segregando-o» de qualquer possibilidade de aparecer nos jornais do grupo Controlinveste ou de concorrer a um cargo no dirigismo do futebol português. Oliveira é muito mais do que um Octávio Machado, o tal do «vocês sabem o que estou a falar», porque já esteve dentro de um sistema que agora denuncia. Arranjem uma espécie de programa «Tempo Extra» para o Oliveira e não se vão arrepender. Este homem sabe os podres todos dos «donos da bola».
25 junho, 2012
Piropos publicitários
Nos tempos que correm, publicidade que se preze e que queira vingar tem de falar em cenas tórridas e levar tudo para a cueca - que me perdoem os leitores mais sensíveis. A nova sensação é o «Morangão», a bebida do Licor Beirão, que para além de rimar com muitas coisas sugestivas tem um formato que também faz despertar as mentes mais perversas. Dizem que é a bebida do Verão. Se a bebida ainda não é amor à primeira vista, principalmente para quem ainda não a provou, pelo menos conquistou a atenção dos receptores. Há coisas mais previsíveis do que a Inglaterra perder um jogo de uma grande competição nas grandes penalidades.
«Sansões» para erros de palmatória
Nota-se a olho nu que vai uma grande bagunça na SIC-Notícias. Redução de meios, malta desmotivada, trabalhar a desoras, a somar à canícula de Junho, só pode dar asneira. Assim no espaço de 5 minutos nos famigerados rodapés vi «sansões» em vez de sanções e numa reportagem sobre a crise em Espanha vi a palavra castelhana «interés» traduzida como «interesses». São taxas de juro, senhores. Ó Teixeira, como é que é, pá?
Não me furto, não minto e não enganarei
No debate sobre a moção de censura apresentada pelo PCP, Passos Coelho diz que «nunca me furtei a comunicar aos portugueses medidas antipáticas». Tem toda a razão, senhor Primeiro Ministro. Queremos saber é se há mais?
24 junho, 2012
Siameses políticos à força
Separados à nascença, Portas e Passos, siameses políticos à força, voltaram a aparecer juntos para assinalar um ano de governo. Bonitinhos, juraram lealdade recíproca e manter-se unidos até que uma eleição os separe. Portas, com a popularidade em alta, agradece. Com más companhias é que o líder do CDS não quer aparecer.
Revolta no «Cavaquistão»
Dia para a história, em Castro D'Aire. Cavaco apupado em território outrora chamado «Cavaquistão». Mudaram-se os tempos e o povo, o político continua igual a si próprio.
A fugir de uma martelada
Cavaco Silva sempre teve uma paranóia tremenda pela segurança. O Presidente, que se diz ser de todos os portugueses, tirou a gravata para comemorar o São João, mas não ousou sair do barco dos VIP que navegou ao longo do Douro. Certamente com medo de levar alguma martelada da populaça. Sem aspas, claro. Consciência pesada, é o que é.
A frase do dia
«Em Portugal, os jornalistas do "Watergate" acabavam condenados na ERC», Clara Ferreira Alves, painelista no "Eixo do Mal", SIC-Notícias, 23 Junho 2012
22 junho, 2012
O confisco segue dentro de momentos
«O mundo mudou», disse Sócrates até à exaustão. «O aumento significativo dos riscos e das incertezas», refere o Gasparzinho para explicar o descalabro. A verdade é que continuamos, desculpem a expressão, na merda. A execução orçamental falha, a receita fiscal derrapa, a meta de 4,5 por cento do défice é uma miragem. Sem ludibriar e sem mentir, o Gasparzinho fez uma espécie
de «mea culpa» por ter contribuído para o esmagamento da economia nacional. O subsídio dos funcionários públicos e dos desgraçados
pensionistas já foi confiscado, o dos privados virá a seguir. Não é preciso ser Zandiga ou a Maya.
O PS não tem motivos para abrir muito a boca, mas é inequívoco que estamos numa «espiral recessiva». Como estimou, de forma sábia e sem se comprometer, como convém, o secretário de Estado da Administração Pública, os subsídios serão «repostos logo que seja possível». Provavelmente numa manhã de nevoeiro cerrado, à espera de D. Sebastião, quer ele venha ou não.
O PS não tem motivos para abrir muito a boca, mas é inequívoco que estamos numa «espiral recessiva». Como estimou, de forma sábia e sem se comprometer, como convém, o secretário de Estado da Administração Pública, os subsídios serão «repostos logo que seja possível». Provavelmente numa manhã de nevoeiro cerrado, à espera de D. Sebastião, quer ele venha ou não.
A frase do dia
«Não é por medir a febre muitas vezes que ela baixa. Mas não havendo febre, parece ainda mais estranho que o PCP ande sempre de termómetro na mão...», Nilza Sena, deputada do PSD, durante debate sobre educação esta tarde no hemiciclo, virando-se para a deputada Rita Rato, do PCP - SIC-Notícias, 22 Junho 2012
A «besta negra» dos gregos
Dia completamente trágico para a Grécia. A selecção de futebol foi eliminada, sem surpresa, do Euro ao perder 4-2 com a Alemanha, que depois de «besta negra» política, também o é em termos futebolísticos. Merkel deu pulinhos de júbilo na tribuna do estádio de Gdansk. Do Euro os gregos já foram corridos, resta saber se se mantêm, pelo menos, na moeda. Por terras helénicas, o dia também não foi famoso. O novo governo entra com o pé esquerdo. O Primeiro-Ministro será operado amanhã a um deslocamento de retina e o ministro das Finanças, horas antes de tomar posse, foi levado para o hospital após desfalecimento. Tudo acontece aos desgraçados gregos.
Como uma força que ninguém pode parar
Ouvia hoje no convulso Forum da TSF que os cortes do Pepe e os golos de Ronaldo não fazem esquecer os cortes nos subsídios da função pública. Verdade. A Federação Portuguesa de Futebol também não se pode queixar. 13 milhões para os seus cofres. Até se dá ao luxo de fretar aviões de Lisboa para a Polónia e/ou Ucrânia com dezenas de convidados VIP. Malta influente, está bom de ver. O povo vê a bola nos sofás esfolados de casa ou dentro de uma praça de touros. Olé!
O boato do dia
«(Cristiano Ronaldo) Dedicou o golo ao seu filho dirigindo-se à câmara eufórico com um "Para ti", que se interpretou erradamente nas redes sociais como um "Me-ssi"», lido na imprensa digital espanhola
21 junho, 2012
Uma pausa na troika
O golo de Cristiano Ronaldo deixou muita gente aliviada. Os efusivos abraços do Relvas na tribuna de honra revelam que até ao final do mês não será uma moção de censura dos comunistas que vai apoquentar o governo. Os patrocinadores da selecção também não devem caber em si de contentes. Principalmente os da indústria da cerveja, que, cujo consumo, soube-se hoje, caiu para níveis de há anos. Portugal mantém-se no Europeu até, pelo menos dia 26 e as temperaturas vão, finalmente, ser de verão a partir do próximo domingo. Nem tudo é mau no país da troika.
O racismo apodera-se da «bella Itália»
Mario Balotelli é sinónimo de polémica garantida. Um político italiano, Paolo Ciani de seu nome, publicou no seu Facebook uma fotografia de um jogador a trabalhar no meio do campo. Diz o sr. Ciani que o jogador da «squadra azzurra» «cometeu uma falta digna de cartão vermelho e logo atacou verbalmente o banco de suplentes e tiveram de o calar. Este palhaço deve trabalhar no campo», remata. A «bota» está contagiada por um racismo sem limites, ainda um lastro do berlusconismo.
Ai se eu te pego!
De besta a bestial, de banal a genial. A selecção não foi Cristiano mais 10, mas o madeirense desequilibrou o jogo com os checos em favor de Portugal com um golo de antologia e pormenores dignos de um predestinado. Não fosse o poste e Ronaldo já teria garantido o prémio de melhor marcador no Euro 2012. A equipa está claramente em crescendo, com bons automatismos e demonstrando ambição. O remate à baliza é que continua a ser a eterna pecha. Agora, venha a França nas meias-finais, para vingar o europeu de 84.
A frase do dia
«Somos uma sociedade de adicções. É muito difícil manter-se imune e equilibrada quando todas as mensagens que recebes passam por se não vestires de determinada maneira, se não tens uma jóia, se não compras uns sapatos ou uma mala de determinada marca...Se não consomes não és ninguém. Somos viciados em tudo e cada vez mais frágeis. E o sexo também se converteu em parte desse consumo», Juliette Binoche, actriz francesa, em entrevista ao jornal «El Mundo, 21 Junho 2012
20 junho, 2012
O descanso do guerreiro
Ninguém sabia do paradeiro de Alberto João Jardim, mas o "Diário de Notícias da Madeira", visceral adversário do líder regional, desfez o mistério: o presidente do governo insular já não se contenta com o areal do Porto Santo e empreendeu uma prolongada viagem pela Europa, alegadamente de férias, tendo visitado países tão distantes como a Croácia e a...Lapónia. Com a Madeira e os madeirenses entregues aos «bichos», e a viver cada vez pior, Jardim foi curtir a vida para paragens distantes, espera-se com dinheiro do seu próprio bolso.
Eu não ludibrio, eu não engano, eu não minto
Paulo Pereira Cristóvão foi explicar-se, em horário nobre televisivo, à entrevistadeira da nação, Judite de Sousa. Disse o ex-agente da PJ: «Em nenhum momento desviei o que quer que fosse do Sporting em meu favor ou em favor de terceiros. Em 15 meses de Sporting, auferi zero, directa ou indirectamente». Na arte do ludibriar, confesso que continuo a preferir Vale e Azevedo. Único e inimitável.
«Galáctico» Bruce arrasou no Bernabeu
Não se sabe como consegue com os anos que leva, mas o «Boss» Springsteen continua a bater recordes. No domingo fez, na companhia da inseparável E Street Band, o concerto mais longo da sua carreira no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid: 3 horas e 48 minutos. Mesmo em crise, assim vale a pena gastar quase 100 euros para ver um espectáculo desta qualidade e com esta duração.
A frase do dia
«O meu sonho era ir trabalhar para o estrangeiro. Para qualquer sítio», Luciana Abreu, actriz e cantora, TV Mais, 20 Junho 2012
Um «niño» para a dupla «Shaqué»
A revista colombiana «Gente» garante que a cantora Shakira está mesmo grávida. O papá é Gerard Piqué, o defesa do Barcelona e central da selecção espanhola. Não estarei a exagerar se disser que a histeria mediática em torno da dupla «Brangelina», ou seja Brad Pitt e Angelina Jolie, vai ser transferida para o parzinho «Shaqué», agora que se anuncia para início de 2012 o nascimento do primeiro filho de ambos. Durante uns tempos, Shakira só em discos, Piqué vai continuar a jogar à bola, a menos que queira aproveitar a licença de paternidade
Vivos, mas pouco
Os leitores que me acompanham há mais tempo, sabem que prezo o rigor e a seriedade das reflexões que aqui escrevo. Isto para dizer que, afinal, que o anúncio da morte de Mubarak foi um manifesto exagero. O «faraó» ainda esperneia. Está vivo, portanto. Deve é estar tão vivo quanto o antigo primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, em coma há 6 anos, ligado a uma máquina.
19 junho, 2012
Morreu o ditador que acreditou ser faraó
O destino dos tiranos que capitulam é invariavelmente um destes: ou são mortos em combate, ou enforcados sumariamente, ou suicidam-se ou morrem pouco depois de presos por problemas de saúde. Hosni Mubarak, o ditador que julgou ser o faraó, esteve 30 anos no poder e foi condenado a cadeia perpétua após o imparável movimento da primavera árabe no Egipto. Morreu hoje, como preso comum, depois de ter sido herói de guerra.
Os passeios da mulher de César
A mulher do César foi com dois assessores até ao Canadá a expensas do pagode. Viajaram, alugaram carro, comeram, beberam e dormiram, subtraindo 27 mil euros ao erário público. Isto foi em 2010, já o barco estava a afundar-se. O Tribunal de Contas denuncia o caso agora. Não há dinheiro, não há palhaço. Se quiserem fazer visitas oficiais ao estrangeiro, contactem as comunidades no estrangeiro por video-conferência. Fica baratinho e ninguém abusa.
Acrobacias e cozinhados
A Suécia sai do Euro 2012, mas Ibrahimovic marcou o golo do torneio com a acrobacia que a foto documenta. A anfitriã Ucrânia foi eliminada, mas não saiu convencida. Nem um árbitro em cima da linha conseguiu ver que a bola tirada por John Terry ultrapassou claramente a linha de golo. O resultado podia ter sido outro. Platini, o presidente da UEFA, já desejou um Espanha-Alemanha na final de Kiev. Veremos se o cozinhado ficará bem preparado.
A entidade dos amigos e das amigas
O «Expresso» avança que a ERC vai ilibar o ministro Relvas das alegadas pressões do governante a jornalistas do «Público». Nada de estranhar. Um dos elementos da entidade reguladora, a ex-jornalista da SIC Raquel Alexandra, reconhece ter uma relação de amizade com o ministro, mas rejeita que isso influencie qualquer decisão final. É tudo gente séria.
18 junho, 2012
«Cristianator»
«Foi uma obra demolidora, só ao alcance de eleitos como este "Hércules" feito futebolista. Rematou, fintou, cabeceou, centrou e até se conteve nos desplantes, apenas concentrado no jogo, empenhado. Com todos os "cristianos" juntos nada pode fazer a Holanda (...) O resgate do avançado madridista consagrou "Cristianator"», José Sámano, El País, 18 Junho 2012
O rei dos cromos difíceis
Estão na moda as reportagens televisivas sobre as colecções de cromos. A mais recente febre é a caderneta do Euro 2012 e a boa prestação da selecção das quinas está a dar uma ajuda. Esta noite vi mais uma "peça" na TVI, pela repórter Lara Santos. Eles «andem» aí, nomeadamente na Praça dos Restauradores ou junto à estação do Rossio, em Lisboa. Os homens e as mulheres dos cromos difíceis não têm descansado. Vendem, trocam e ficam vesgos de tanto olhar para as listas que pais e filhos, pequenos e graúdos, lhes entregam. Mas o mais original de todos é o vendedor situado no quiosque mais próximo da agência ABEP. Ele auto-intitula-se «o rei do cromo avulso». A pedir meças ao rei dos frangos ou ao rei das farturas. Um verdadeiro mimo que não resisti a imortalizar para o modesto blog deste vosso servidor.
O homem que dizia nunca se enganar
Este segundo mandato presidencial fica indelevelmente marcado pela terrível gaffe das pensões. Cavaco meteu a pata na poça e nem sequer, a frio, se dignou corrigir ou pedir desculpa. O povo já não o chupa. Agora promulga o controverso código do trabalho, fiel à sua eterna máxima, «não me engano e raramente tenho dúvidas». Tudo somado o seu consulado político, como PM e PR, soma quase 20 anos. Mais de metade dos 38 anos que levamos de Portugal democrático. Já chega!
A revolta dos PIG´S
Este Euro 2012 é praticamente a revolta do PIG'S. Portugal, Espanha, Itália e Grécia estão nos quartos de final, faltando apenas a Irlanda para o concerto dos oprimidos ser completo. A moral da história é a seguinte: os preguiçosos e insolentes países periféricos que vivem à custa dos germânicos e que tentam ser afastados de jogo pelos mercados demonstram a sua revolta dentro de um relvado. É esta a grandeza do futebol.
16 junho, 2012
Márcia Rodrigues, RTP, Washington
O enfraquecimento político de Relvas abortou o regresso de Mário Crespo a Washington, como correspondente do canal do Estado. A escolhida para exercer a função durante os próximos 3 anos é Márcia Rodrigues, actual editora de política internacional da RTP, que na próxima semana viajará para ocupar o disputado posto, tanto pela visibilidade, como pelas mordomias que proporciona. Dizem as más línguas que Márcia consegue o céu na terra, visto que é uma fã incondicional das compras em Manhatan. Até lhe oferecia uns sapatinhos do Manolo Blanik se ela conseguisse umas declarações em exclusivo com o Presidente Obama.
Resgatemos pessoas
Dia de manifestações um pouco por toda a Europa, com especial destaque para a que aconteceu em Madrid, para protestar contra o alegado resgate sobre o sistema bancário do país vizinho. «Resgatemos pessoas, desalojemos os banqueiros», foi o lema que animou cerca de 3 mil manifestantes que marcharem entre a Plaza de Quatro Caminos e a sede do Bankia, em Plaza de Castilla.
Rangers R.I.P
Pensei que fosse mentira. Tive de ler a notícia duas vezes. O Glasgow Rangers, o histórico clube escocês, fechou as portas, após ter declarado falência, depois de ter visto chumbado pela Liga o seu plano de viabilidade. Com 139 anos de existência, campeão por 54 vezes e com uma dívida superior de 26 milhões de euros, encerra a sua actividade, passando a chamar-se Rangers FC, militando na terceira divisão. Um saneamento à força que muitos clubes portugueses e europeus estavam a carecer.
Subscrever:
Mensagens (Atom)