31 dezembro, 2011

Feliz 2012!

Na Austrália já entraram no novo ano desde a nossa hora do almoço. No Hemisfério Sul, down under, o foguetório continua pujante, como sempre, com a Ópera de Sidney como pano de fundo. Por cá, os indícios não auguram grandes entradas, mas pode ser que as saída sejam mais airosas. Ainda assim, bom ano para todos os leitores!

Nem o ministro das polícias escapa

Larápio que é larápio, não olha ao estatuto da sua vítima. O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, viu a sua viatura de serviço ser assaltada na madrugada deste sábado. O automóvel, que tinha ficado estacionado perto de um hotel de Braga, ficou com os vidros partidos e tudo o que estava no seu interior terá sido levado.

«Tijeretazo» à espanhola

Os nossos vizinhos espanhóis também descobriram um desvio colossal. Lá como cá, para grandes males, grandes remédios, toca de começar a cortar a direito e anunciar um pacote de cortes cegos e subida de impostos a que «nuestros hermanos» chamam, graciosamente, de «tijeretazo». Tesourada, em linguagem tuga. A única nuance, é que Rajoy mandou o seu braço direito e cara amável do governo fazer o trabalho sujo, ou seja, anunciar a terapia de choque. Chama-se Soraya Saenz de Santamaria e faz um sucesso no país vizinho. É uma espécie de Assunção Cristas, mas ainda com mais poder.

29 dezembro, 2011

Uma boaaaaa porcaria!

Ainda não se registou o primeiro apagão previsto para 12 de Janeiro e já se está a ver que a TDT é um logro. O sinal analógico vai ao ar e a velhada, que percebe tanto disto como eu da vida sexual dos pinguins, gasta uma pipa de massa para continuar a ter os 4 decadentes canais de sempre, para consumir novelas e o «Preço Certo» com o «gordo» Mendes. Acabo de ver no «Telejornal» que em Espanha a TDT é um "case study" pelo bom desempenho. A transição permitiu incrementar à oferta televisiva mais alguns canais. Por cá, prefere-se manter a populaça ignorante. E se quiserem cultura, paguem e metem um satélite. É boa, não é? Muito boaaaaa!!!!

A frase do dia

«Portugal e a Europa pediram uma consulta no divã do doutor Freud. Enganaram-se na porta. Deitaram-se numa cama de pregos. E é um faquir que lhes está a tratar da saúde», Fernando Sobral, Jornal de Negocios, 29 Dezembro 2011

Identidade revelada

Parece perseguição, mas não é. Ficou hoje a saber-se que a madame que tentou assaltar a ourivesaria num centro comercial da Avenida de Roma é médica de…Armando Vara. Uma identidade que deixou de ser oculta, revelada pelo sempre atento «Correio da Manhã».

Encrenca real

No melhor pano, cai a nódoa. O genro favorito do Rei Juan Carlos vai a tribunal acusado de ter desviado fundos públicos em proveito próprio. Iñaki Urdangarin foi um atleta de andebol exemplar e até à data o seu casamento com a Infanta Cristina corria, aparentemente, sem sombra de pecado. O Rei disse no seu discurso de Natal que a justiça é igual para todos, numa clara alusão à encrenca em que se meteu este seu familiar, entretanto já afastado dos actos públicos da realeza. Um caso a seguir com atenção.

«Bruce Lee da Brandoa»

Foi ao melhor estilo de «Bruce Lee da Brandoa»que Cao Guangjing, o novo dono da EDP, entrou hoje no Ministério da Economia para se reunir com o Álvaro. Diz ele que pode trazer dinheiro e bancos chineses para a eléctrica. Ele que se cuide é com o Nunes da ASAE, especialista em mandar parar tudo o que tenha os olhos em bico e se coma com dois pauzinhos.

País de borlistas

Mais de 10 milhões de espetadores assistiram a espetáculos ao vivo em Portugal, em 2010, mas apenas 4,6 milhões pagaram bilhete, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

28 dezembro, 2011

Haja saúde!

Só pode ser malapata. Depois de Lula, Chavez, Lugo e Dilma Roussef, agora é a vez da presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner ser diagnosticada com um tumor na glândula tiroide, pelo que terá de ser operada em Janeiro. Alguns dos mais altos dirigentes da América do Sul têm ido parar ao estaleiro com sérios problemas do foro oncológico. Acometidos de graves enfermidades, mas intocáveis nos índices de popularidade. No hemisfério sul só há mesmo crise de saúde, a do bolso parece intacta.

PS: Já estava a fechar o estaminé, quando leio a notícia que Hugo Chavez alvitrou esta noite que as doenças oncológicas de que padecem vários líderes latino-americanos poderia ter sido induzidas pelos... Estados Unidos e pelas suas desenvolvidas tecnologias na área da medicina. Pelo sim pelo não, Chaves alertou os líderes que ainda estão intactos, Evo Morales e Rafael Correa, aconselhando-os a terem cuidado com o que comem.

Um adeus norte coreano



Devido à neve que caia e ao luto das indumentárias, chegou a parecer um filme a preto e branco. Uma super-produção dos anos 30. Afinal era só o funeral de Estado do «querido líder» norte-coreano, perante uma população num pranto. Os fenómenos naturais naquelas latitudes são dificilmente compreensíveis no Ocidente. Como dizia de forma sarcástica o colunista Manuel António Pina no JN de hoje, «espera-se uma nota do PCP condenando a ingerência da natureza nos assuntos internos da República Popular Democrática da Coreia».

Os petrodólares são eternos?

Até ver, os pombinhos Cristiano e Irina, acompanhados por Ronaldinho júnior, têm estado a salvo dos paparazzi no Dubai. Fotos de intimidades, só as reveladas pelos próprio jogador na sua página no Facebook e hoje na cerimónia pública dos Globe Soccer Awards onde o jogador português recebeu mais uns troféus para a sua sala de estar. Quem é que não gosta de petrodólares? Até não era um fim de carreira de deitar fora para Cristiano e para o séquito familiar que o costuma acompanhar.

Florence é aquela máquina...

É uma das bandas do momento. Os armazéns Harrods de Dody Al-Fayed convidou-os para inaugurar os saldos da principal superfície comercial londrina. Senhores e senhoras, Florence and the Machine, para o ano em Portugal, mas para já aqui neste blog, através da voz da menina de apelido Welsh e Florence de nome próprio. «Shake it out», é mesmo disto que estamos a precisar.
http://www.youtube.com/watch?v=WbN0nX61rIs&ob=av2e

27 dezembro, 2011

1,2,3...15 minutos de fama!

O declamador de poesia Nuno Miguel Henriques anunciou hoje a intenção de disputar a liderança do PSD com Pedro Passos Coelho, por entender que este deve deixar esse cargo e dedicar-se exclusivamente ao de primeiro-ministro. Não colocando em causa os ideais sociais-democratas do Nuno Miguel, este camarada deve ter percebido que vale mais ser actor na política do que no teatro. Mais um em busca dos seus 15 minutos de fama que tão bem foram imortalizados pelo mestre da pop-art, Andy Warhol.

Difícil de engolir

Ana Sousa Dias foi ao engano e agora deu por ele. Aceitou ser directora adjunta do Jornal de Notícias, mas demitiu-se meses depois por discordar de «parte da linha editorial» da publicação do «Quim Oliveirinha». Para uma senhora sempre ligada à cultura e às artes, não deve ser nada fácil engolir esta do «sexo oral» na "Casa dos Segredos", na primeira pagina de hoje.

That’s all folks!

Mesmo na desgraça, Jardim é um mestre. Conseguiu transformar um plano de hiper austeridade num garante da autonomia da Madeira, quando na prática este regime de «pão e água» significa precisamente o inverso para a Região. Não digo isto com júbilo, mas o que é certo é que acabou o "carnaval" madeirense. Agora é a doer. É pena. O líder madeirense podia ter saído em grande, agora arrisca-se à retirada estratégica pela porta do cavalo.

O fado da Coca-Cola


A malta cá no burgo, como insiste em ser do contra, arranjou maneira de destruir o bem intencionado vídeo da Coca-Cola. Em poucos dias, um «iluminado» sem nada que fazer tratou de conceber uma versão negativa de Portugal. Para estes moralistas não se constrói um mundo melhor «escondendo a verdade». Vão-se catar!

Belém à beira do KO

Começa a ficar claro porque é que o rookie João Almeida, do CDS desde pequenino, fez uma travessia tão efémera na direcção do Belenenses. As dificuldades financeiras (aliadas às futebolísticas) do clube do Restelo são cada vez maiores e ao histórico lisboeta pode não restar outra alternativa que não seja apresentar o complexo desportivo como garantia ao Fisco, a «arder» com muitos milhares de euros. O Belenenses corre o risco de seguir o caminho do Boavista, Salgueiros e outras agremiações que já conheceram dias de glória. FC Porto, Benfica e Sporting ainda se vão aguentando, devido à dimensão das respectivas massas associativas e às benesses bancárias que são oxigénio para alimentar contratações milionárias, mas que só contribuem para fazer disparar o endividamento. Mas um dia a bolha rebenta. Ai se rebenta.

26 dezembro, 2011

A dúvida

Em 2009 a palavra do ano foi «esmiuçar». Em 2010, ganhou a irritante «vuvuzela» do Mundial da África do Sul. Este ano, a 4 dias do fim da votação promovida pela Porto Editora no sítio infopedia.pt, «austeridade» vai à frente, mas acossada por «charter», «esperança», «troika» e «fado». Só para dar umas ideias, eu juntava à molhada «roubos» e «cortes». Basta ligar a televisão ou abrir o jornal, para ver que são como o Deus Nosso Senhor, estão em toda a parte.

«Festa de luzes»

A foto do dia no site da NASA é a Península Ibérica vista do Observatório da Terra ao anoitecer. O instantâneo foi baptizado «festa de luzes» e dá bem a noção de como o nosso litoral está bem povoado, enquanto o interior, surge cada vez mais desertificado.

25 dezembro, 2011

Para o ano é que é!

Andava eu de volta de alguma papelada de arquivo, quando me deparo com uma entrevista do Álvaro, concedida ao DN a 20 de Março de 2009. A propósito do seu livro, «O Medo de Existir», o então professor de Vancouver dizia que «na economia, devíamos ser todos do Sporting». Como se justificava fui ver a resposta completa: «Mesmo quando o nosso clube perde ou quando fica anos sem ganhar o campeonato (como aconteceu com o Sporting, 18 anos) não perdemos a fé e mudamos de clube. Porque é que deixamos de acreditar na nossa economia e em Portugal quando temos 7 ou 8 anos de menos sucesso?». Isto dizia o Álvaro há dois anos e meio. Será que ele quer que todos acreditemos que existe Pai Natal e que para o ano é que é?

Duas cidades, dois métodos

A recuperação urbanística é distinta nas duas maiores cidades do país.No Porto implode-se, em Lisboa pega-se fogo.

Esperança só mesmo na gravata

O Primeiro-Ministro só preciso de 5 minutos para desejar as boas festas aos portugueses. Passos não ousou comprometer-se com qualquer previsão de recuperação para os tempos mais próximos. Mais do mesmo, reformas, sacrifícios e coisas parecidas, e tempo de antena ocupado. Mais valia ter mandado um e-mail para todos os portugueses com acesso à internet. Como única nota iconográfica a registar, a gravata verde, o tom da esperança, e uns espartanos efeitos natalícios em fundo. Nem uma árvore de Natal em S. Bento. É a austeridade.

24 dezembro, 2011

Postal de Natal


Estes tipos da Google são de uma prodigiosa imaginação sem limites. «Roubei» esta brincadeira no motor de pesquisa para cumprimentar todos os leitores deste meu modesto, mas muito honrado blog. Um feliz e austero Natal a todos!

Pai Natal Oliveirinha

O Pai Natal, «Joaquim Oliveirinha», entrou esta manhã pelo hospital de Santa Maria com uma grande prenda: os pacientes acamados nos hospitais públicos portugueses vão passar a ter SportTV nos seus quartos. Diz o empresário que assistir aos jogos de futebol pode ser uma forma de melhorar a recuperação das suas maleitas. «Sempre é melhor do que está a olhar para as paredes», disse o Oliveirinha. Não se sabe é se o dono da Global Notícias acautelou eventuais rixas entre adeptos mais radicais nas enfermarias dos hospitais nacionais. Será melhor avisar a polícia?

23 dezembro, 2011

Sai um bacalhau para o quarto do Eusébio

Confesso que tirei um peso da cabeça. Eusébio recupera e já pediu aos médicos a ementa para a noite de consoada: Bacalhau. Segundo fonte que bebe do fino, estão expressamente proibidas garrafas de qualquer bebida alcoólica no quarto do «pantera negra», nem mesmo mediante avultado suborno a algum auxiliar médico. Quem cair em tentação, será despedido.

O facebookiano S.S.

Está a fazer furor a estreia facebookiana do ex-ministro Augusto Santos Silva. No post de hoje o socrático revela os seus desejos para o próximo ano:
Pai Natal, por favor, pensa em nós quando tratares das tuas prendas. Oferece:
1. Uns tacões de 20 cm aos chefes de estado e de governo da União Europeia, para ver se ficam um bocadinho mais à altura das circunstâncias.
2. Um suplemento vitamínico a Barack Obama, para ele aproveitar a reeleição para liderar uma resposta a sério à crise mundial.
3. Uma pequena dose de sensatez a François Hollande, para ele não deitar por terra a oportunidade de a esquerda regressar à presidência francesa.
4. Umas chuteiras tortas aos avançados da selecção portuguesa de futebol, para ver se acertam na baliza no Europeu de 2012, que de outra forma está visto que não conseguem.
5. Escusas de oferecer a RTP ao Miguel Relvas, que ela já a trata como propriedade sua e poucos parecem incomodar-se.

22 dezembro, 2011

A tradicional cerimónia de hipocrisia democrática

A tradicional cerimónia de troca de cumprimentos de bom ano entre o governo e o Presidente da República é um dos mais trágicos exercícios de hipocrisia da nossa democracia. Mesmo que não se gramem, os representantes de Belém e S. Bento são obrigados a posar para a fotografia, apertar as mãos e até falar sobre as previsões meteorológicas. Com ou sem cooperação estratégica.

O regresso do engenheiro exilado

«Emigrante de luxo volta à terra natal», foi o título na «mouche» escolhido pelo «CM» para ilustrar a reportagem que fala do regresso do ex-Primeiro-Ministro a Trás-os-Montes, vindo directamente do «exílio» dourado em Paris. Como cantava o saudoso Dino Meira, «voltei, voltei, voltei de lá, ainda agora estava em França e agora já estou cá». Sem valise de carton.

Há uma estrela na "Luz" do Salgado

Não se brinca com a saúde de ninguém, mas não resisto em dizer que os internamentos de Eusébio são uma óptima publicidade grátis para o Hospital da Luz, do grupo de Ricardo Salgado. Primeiro, o «Pantera Negra» foi de charola ainda mal a unidade do Colégio Militar tinha aberto oficialmente. Agora, em plena época natalícia, o ex-jogador foi de novo internado para debelar uma «pneumonia bilateral» (sic). E segundo os médicos vai passar a quadra natalícia na companhia da família. A SIC abriu o «Jornal da Uma» com o último boletim clínico de Eusébio. Nem tudo vai mal no universo BES.

«O fugitivo» vê-se ao espelho

Mais uma lição de sapiência do agora honoris causa pela Universidade Técnica, Durão Barroso. O presidente da Comissão Europeia deve ter-se olhado ao espelho quando acusou alguns governos da Europa de serem «pouco sérios» na apresentação das suas contas públicas. O ex-Primeiro Ministro, também conhecido por «o fugitivo», prossegue o seu caminho rumo a uma candidatura a Belém, quiçá para se enfrentar ao representante da esquerda, o sindicalista Carvalho da Silva.

21 dezembro, 2011

Parceria ibérica








Pablo Alborán é a mais recente revelação da música espanhola. Aos 22 anos enche pavilhões no país vizinho, como aconteceu ontem em Madrid. Uma das canções mais fortes do seu primeiro trabalho chama-se «Perdóname» e é uma verdadeira parceria ibérica com a "nossa" Carminho, com a guitarra portuguesa a dar o ritmo. O video oficial é gravado em Lisboa e é um fantástico postal ilustrado, que certamente fará mais pela promoção do turismo nacional do que muitas promoções pagas a peso de ouro. Se eu não conhecesse a capital portuguesa, depois de ver este video, queria de imediato visitá-la.

A frase do dia

«Sempre que Pinto da Costa espirra, os árbitros constipam-se», Eduardo Barroso, presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, in jornal «Público», 21 Dezembro 2011

20 dezembro, 2011

Caro Passos Coelho....

É uma notícia de última hora. O Pai Natal foi superado este ano em mensagens recebidas. As crianças enviaram mais cartas remetidas ao Palácio de S. Bento, pedindo a Passos Coelho para emigrar para junto do Sócrates, em Paris. Em vez de Filosofia, os pequenos aconselham o economista a fazer um curso tripartido de Comunicação Política, Serviço Social e Relações Humanas.

A cátedra do Nogueira

Mário Nogueira foi avaliado com «bom», apesar de não dar aulas há 21 anos. O caso até podia ser motivo para polémica, mas provavelmente os avaliadores decidiram distingui-lo pela sua fulgurante carreira de sindicalista, que uma dia destes acaba na política. O seu a seu dono, e o mérito a quem o tem.

O novo «el dorado» para os tugas

19 dezembro, 2011

As opiniões são como as vaginas



Duas opiniões interessantes sobre a crise europeia. Diz o vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio: «É impensável o colapso da zona euro». O ex-presidente do FMI, Dominique Strauss-Khan», não tem a mesma opinião: «O euro está prestes a afundar-se». E o leitor, confia mais num tarado sexual ou num irresponsável?

O mal e a caramunha

O Sócrates era um malandro político e um mentiroso compulsivo. Não haja dúvidas. Mas este Governo tem algo de profundamente cínico na forma e na substância. A cara amável e sincera escolhida foi o primeiro-ministro, mas o verdadeiro Maquiavel da história é o seu adjunto, o Relvas dos aventais. A estratégia foi gizada quando se adivinhou a retirada de Sócrates. Fazer o mal e a caramunha, a malta tem é que «comer e calar», foram os lemas assumidos pelo executivo bicéfalo, obedecendo de forma canina ao memorandum da troika, que comparado com o sermão que nos tem sido encomendado, até começa a parecer leve. Estes dois primeiros anos serão mesmo terríveis. Os privados serão os próximos a comer por tabela, tudo em nome do sacrossanto défice. As patifarias vão continuar. Veremos se o português é mesmo um povo de paciência oriental.

Comunicação ao país

Pivô da TV norte-coreana - Caros concidadãos, faleceu o nosso querido líder. Interropemos a emissão para um choradeira coletiva.Voltaremos depois do funeral, a 28 de Dezembro.

Uma nação comocionada

Pai morto, filho posto. Sai de cena o «querido lider», entra o «brilhante» e «grande lider». Lá por Pyonyang nao se faz a coisa por menos. Tudo chora, não se sabe se de tristeza ou alegria, nas entrevistas não manipuladas que a televisão estatal emite. Até a Judite de Sousa lá do sítio, trajado de preto, verteu umas lágrimas de comoção.

18 dezembro, 2011

Que tradução, caramba!

Bem sei que este livro é, na língua original, um sucesso, mas não havia necessidade de traduzi-lo da forma como foi feito. «Caramba», «Poças» ou «Bolas», podiam perfeitamente substituir o «F*oda-se». Ninguém se indigna?

A frase do dia

«Penso que o senhor primeiro-ministro podia aproveitar (a sugestão) e ir ele próprio desgovernar outros países e outros povos. Não desejo, no entanto, que esses países e esses povos sejam os nossos irmãos de língua portuguesa", Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, reagindo à entrevista de Passos Coelho, Agência Lusa, 18 Dezembro 2011

"Barça" Playstation

Barcelona - 4 Santos- 0. O "Barça" continua imparável, tendo obtido hoje o 13.º título da era Guardiola, ao vencer o Mundial de Clubes, em Yokohama. Às vezes, certas jogadas parecem decalcadas da Playstation. Mesmo no país do sol nascente, O argentino Messi mostrou os seus dotes estratosféricos, eclipsando Neymar, o tal jovem que os brasileiros dizem ser melhor do que Pelé.

Boas festas inovadoras

O chefe da pandilha veio desejar boas festas aos portugueses através do «Correio da Manhã». A boa notícia é que vai ser possível baixar impostos em 2015 (Macacos me mordam se nesse ano não há eleições!), a má notícia é que Passos Coelho acha que o futuro de muitos professores está nos países de língua oficial portuguesa. Partilhando, assim, uma opinião já manifestada pelo seu ajudante na secretaria de Estado do Desporto, que defendeu a emigração como uma saída para a crise.

17 dezembro, 2011

Críticas ao tio ingrato

Alfredo Barroso está sentido com o tio, Mário, por este não o ter incluído no recente livro «Um político assume-se». Recorde-se que o sobrinho do ex-PR foi chefe da Casa Civil de Soares durante os seus dois mandatos em Belém. Numa troca de e-mails com amigos, Alfredo aponta «lapsos de memória» ao seu tio. Este Barroso só arrebita com um debate com a Teresa Caeiro, moderado pelo inefável Crespo.

Muda o rosto, mas fica tudo na mesma

Fernando Gomes tomou hoje posse como novo presidente da FPF. Depois de 15 anos de Madaíl e muita política, esperava-se um corte com o passado. Primeira má notícia: No discurso de posse, o novo líder da FPF anunciou que Madaíl será presidente honorário da instituição. Segunda má notícia. O amigo Relvas lá arranjou um «tacho» a Madaíl para coordenar a nova estrutura no futebol lusófono. Portanto, vamos ter uma espécie de presidente não executivo, mas com direito a meter umas colheradas na gestão de Gomes.

«Sodade» da diva descalça

Foi e continuará a ser todo um símbolo da música e da alma de Cabo Verde, a ex-colónia portuguesa. Cesária Évora, «A rainha da morna», faleceu hoje, aos 70 anos. Fica a eterna «sodade».
http://www.youtube.com/watch?v=E_7BV-IuyKI

Maria e Aníbal

A Maria e o Aníbal gravaram uma mensagem natalícia muito pobrezinha, a condizer com o contexto sócio-económico. A falta de expressividade e convicção é tão grande, que até parecem dois bonecos de cera saídos do Museu Madame Tussauds.

16 dezembro, 2011

Um dia a casa vem abaixo

Na antena da SIC-Notícias, o debate quinzenal na Assembleia da República foi literalmente abafado pela destruição da torre 5 do Aleixo. Menos mal que o «implodido» foi o social-democrata Luís Montenegro e não o Primeiro-Ministro, Passos Coelho.

15 dezembro, 2011

Basta cheio!

Mais um concerto, mais um enchente e logo na maior sala de espectáculos portuguesa. O Verão de 69 de Mr. Bryan Adams continua a arrebatar novos e velhos. Siga para bingo!