11 novembro, 2010

A obsessão de Balsemão

Parece que a Impresa, de Pinto Balsemão, quer despedir cerca de 20 trabalhadores. Em tempo de crise, a acusação do Sindicato dos Jornalistas é forte. Não é que o grupo do Expresso, da SIC e da Visão esteja em situação económica difícil. Quer apenas fazer face a uma diminuição dos lucros. E com isso manda duas dezenas de pessoas para a rua, fazendo com que sejam os contribuintes a arcar com as quebras na publicidade do grupo do Dr. Balsemão.
A obsessão do ex-primeiro-ministro com os lucros da publicidade é, aliás, antiga...
Há uns anos, com Carlos Barbosa - que antes de se ir exibir para a direcção do Automóvel Clube de Portugal, foi dono do Correio da Manhã -, e mais uma vez em nome do lucro, deram uma forte machadada na saúde dos jornalistas. Os dois patrões resolveram então acabar com o 1% de publicidade que as empresas de comunicação entregavam à Caixa dos Jornalistas, ajudando a descapitalizar a dita – que entretanto Sócrates encerrou.
Esquecem-se que quem lhe ganha as massas da publicidade é o trabalho dos jornalistas (e não só) mas quem fica com os lucros da dita tem de ser o patrão.

2 comentários:

Zé Rui disse...

Porra!! Isto já Marx descobriu há 150 anos!!!

Anónimo disse...

Zé Rui, e mesmo assim, há quem ainda não tenha percebido a natureza das coisas.