Leio que o Governo socrático, na versão take 2, faz amanhã 100 dias. Por acaso, hoje, vi de relance, num qualquer site que não fixei, que o governo fazia «100 anos». Um lapso lamentável, mas que revela bem o que vai no inconsciente de muitos portugueses. Basta olhar para o ar envelhecido e gasto do Primeiro-Ministro para reparar que já passou uma eternidade desde Abril de 2005, quando o ímpeto reformista se encontrava no auge.
31 janeiro, 2010
30 janeiro, 2010
Nasceu uma estrela mediática
Em todas as entrevistas que concede António Saraiva faz questão de sublinhar: «não sou doutor, nem engenheiro, sou empresário». Pelos vistos a humildade caiu bem à subserviente imprensa indigena, e às respectivas graças, que têm levado ao colo este senhor, que tomou posse apenas no passado dia 21 como presidente da CIP, substituindo o não menos mediático Van Zeller. O homem está em todas. De completo desconhecido a «estrela» mediática, presente em todos os debates para falar de economia. Assim se faz o percurso em Portugal. Isto de ser «patrão», mesmo não sendo engenheiro ou doutor, acaba por ter muita força.
O regresso da «Ipide»
No «Conselho de Estado» da TSF, o «conselheiro» Ricardo Araújo Pereira sugeriu que depois do «Ipod» e do «Ipad», só falta mesmo inventarem o «Ipide», numa alusão à polícia política do regime salazarista. Uma tertúlia que vale a pena ouvir.
Bad feelings
O BES, patrocinador oficial da selecção, já «está» no Mundial de Futebol. A campanha «I've got a feeling» tem Liedson, Bruno Alves e Nuno Gomes como protagonistas. Um afecto a cada «grande», jogadores de inegável qualidade, mas com uma folha de serviços disciplinar pouco recomendável. O jogador do Sporting esmurra superiores no balneário, o central do FC Porto é o rei da cotovelada dentro de campo, enquanto Nuno Gomes ainda é lembrado por ter dado um «chega pra lá» ao fiscal de linha nas meias finais do Euro 2000, aquando da célebre mão de Abel Xavier. Uns guerreiros.
28 janeiro, 2010
Não satisfeito, Berlusconi continua a pedi-las...
Berlusconi não tem emenda, mesmo depois do correctivo que levou na face e que o obrigou a recolher à «boxes». Um dia disse que Obama estava «muito bronzeado», hoje soltou outra frase assassina que só o responsabiliza ainda mais pela onda de xenofobia e racismo que varre o «país da bota», de norte a sul, e que se reflecte, nomeadamente nos estádios de futebol: «Menos imigrantes significa menos criminalidade». Continue assim. Um dia, não muito distante, a Itália será somente um belo país para passar uns dias...e de férias.
Memórias traumáticas de um «pirilau»
O escultor João Cutileiro desafiou que se faça um concurso público para criar um novo busto da República Portuguesa. Diz o autor do hirto e firme «pirilau» no alto do Parque Eduardo VII que o «barreto frígio» que adorna a figura é uma inspiração francesa. Inaceitável, brama ele. Já agora, se a ideia for para a frente, mudem a bandeira e o hino também, alterando a designação aqui da pátria. Só não façam é igual à obra de arte que o escultor Cutileiro erigiu no Parque, um verdadeiro atentado ao bom senso e ao bom gosto.
Simplesmente...«iPad»
Não é um telemóvel de dimensão aumentada, mas também não é um portátil, é o novo «iPad», o «tablet PC» apresentado em São Francisco por Steve Jobs, o patrão da Apple. Acesso à internet e adaptado para leitura de jornais, revistas e e-books, são as principais novidades deste aparelho que vai revolucionar a indústria editorial, permitindo ler a imprensa do dia e agrupar uma infindável panóplia multimedia. A nova coqueluche tecnológica pesa menos de 700 gramas e custará cerca entre 500 e 700 dólares. Dentro de dois meses estará à venda.
27 janeiro, 2010
Belmiro volta a meter medo
O «nickname» que lhe foi colocado pelo «Contra-Informação», não podia ser mais certeiro. O homem quando abre a boca, «mete mesmo medo» e faz tremer muita gente. Belmiro de Azevedo falou à «Visão» para apelidar Cavaco Silva, o «nosso» Presidente, de «ditador», por «ter mandado quatro amigos meus, dos melhores ministros, para a rua, assim de mão directa». Isto durante o executivo cavaquista. Mas o «festival» Belmiro não fica por aqui: diz que Marcelo «é pluri-pluri. Tem dez respostas, todas boas, para a mesma pergunta», garante que Sócrates «telefona ou manda telefonar com muita frequência» e sobre a democracia afirma que se «criou um sistema em que o povo vota pelas festas, frigoríficos e passeios". Até o ex-director do «Público» e ainda administrador do jornal, José Manuel Fernandes, leva por tabela, ao ser acusado - e bem, segundo o seu patrão - de não criar consensos dentro do jornal de referência.
26 janeiro, 2010
Atraso tecnológico
A cara de frete do Gama diz tudo. Desde que entrámos na era das pen-drive que os orçamentos do Estado socialistas insistem em ser entregues praticamente à hora em que passam os filmes hard core com bolinha no canto superior direito. A partir do próximo ano devia ser proibido apresentar orçamentos depois das 18 horas. Era bom para as famílias e para as empresas. A malta agradecia!
25 janeiro, 2010
«O Soco Seguinte»
Começa a perceber-se o porquê das fabulosas audiências acumulam os chamados «programas desportivos de debate». Em «O Dia Seguinte» desta noite, na SIC-N, falou-se sobre tudo, menos sobre o esférico rolando sobre a erva, como diria o saudoso Estebes. Socos no balneário, empurrões e agressões nos túneis, pedradas aos autocarros e conversas subliminarmente corruptas publicadas no YouTube, foram os pratos do menu. Em abono da verdade, sugere-se uma mudança urgente de nome do programa para «Casos de Polícia».
Portugal, um viveiro de talentos políticos
Portugal tem o condão de gerar medíocres primeiro-ministros que lá fora acabam por se revelar autênticas vedetas na cena internacional. É o caso paradigmático de Durão Barroso e, ainda que a outra escala, de António Guterres, o actual alto comissário para os refugiados da ONU, que, segundo fontes bem informadas, está na pole position para ser o escolhido para representante especial no Afeganistão, pelo secretário-geral da organização, Ban Kim Mon. Como a fornada de talentos políticos além-fronteiras parece não ter fim, especula-se que o próximo a dar o salto seja Sócrates. O primeiro-ministro tem cultivado bons contactos nos bastidores políticos europeus e mundiais e parece ter no actual presidente da Comissão Europeia um importante «padrinho» político.
Jornal do incrível
Um jovem italiano de 16 anos esfaqueou esta segunda-feira o pai na garganta por este ter desligado a televisão enquanto o filho jogava Fifa 2009, na Playstation. O jovem que, segundo a mãe, andava obcecado com o jogo não gostou quando o pai lhe deu alguns conselhos sobre técnicas do Fifa 2009 e logo depois desligou a televisão como castigo ao comportamento obsessivo do filho.
Fonte: Correio da Manhã
Fonte: Correio da Manhã
24 janeiro, 2010
Os presidentes podem ser eternos
Agora que Angola foi eliminada da Taça de África, o povo daquele país vai acordar estremunhado e perceber que a nova Constituição permitirá que o presidente se eternize no cargo, eliminando-se a função de primeiro-ministro na hierarquia do Estado. O que quer dizer que José Eduardo dos Santos, agora com 67 bem conservados anos, por lá andará até que tenha forças ou caia da cadeira. A presidencialização do regime em todo o seu esplendor.
Carnaval à italiana
A Itália é um país especial. Uma espécie de Brasil na Europa, com algum Carnaval. No final do electrizante derby de Milão, que com o triunfo do Inter praticamente dá o «scudetto» à equipa de José Mourinho, Marco Materazzi decidiu festejar o triunfo com uma máscara de Silvio Berlusconi, presidente do AC Milan e...Primeiro-Ministro de Itália. Materazzi é um provocador profissional e se bem se lembram sofreu a cabeçada mais famosa da história por parte de Zidane, na final do Mundial 2006. Agora repete um acto provocatório, de forma deliberada, para todo o mundo ver. Se fosse em Inglaterra, seguramente seria suspenso pela federação...
Cristiano, na saúde e na doença
Cristiano Ronaldo sujou, outra vez, a sua folha disciplinar. Pese embora os dois golos que apontou e deram a vitória diante do Málaga, o português voltou a ser expulso, a segunda vez em casa esta temporada, depois de ter atingido um adversário com uma cotovelada. O desafortunado foi mesmo substituído com suspeita de fractura do nariz. Se fora do campo a contratação está a render financeiramente ao Real Madrid, o mesmo já não se pode dizer dentro das quatro linhas. Ronaldo esteve 2 meses de baixa por lesão e com a suspensão que deverá conhecer dentro de dias estará, outra vez, ausente, pelo menos durante dois jogos.
Arrepiante
O futebol proporciona, por vezes, imagens de horror, como esta da Reuters da fractura e luxação do tornozelo direito do defesa brasileiro do Corunha, Filipe Luís, depois do golo que marcou diante do Bilbao. Uma imagem que faz lembrar a lesão de Rui Águas, em Kiev, nos idos anos 80.
O jogador, cobiçado pelo Barcelona e pelo Real Madrid, vai parar 6 meses e diz adeus à temporada e provavelmente ao Mundial da África do Sul.
23 janeiro, 2010
22 janeiro, 2010
Eu é que sou o José Cid!
José Cid foi vítima de uma tentativa de assalto numa das últimas madrugadas na zona do Estoril. O cantor foi interpelado por 3 assaltantes, dois portugueses e um «zuca», que lhe apontaram uma arma e o ameaçaram de morte. Os incultos dos larápios não conheceram o grande Cid, tendo o próprio se visto na necessidade de se identificar, ao que um dos ladrões terá dito, com toda a frontalidade, «tu cantas bué bem». Mais valia estares calado, ó cromo!
O flirt não assumido
Está bom de ver que Portas está a ser o parceiro de coligação virtual do governo socialista. As negociações sobre o Orçamento do Estado sucedem-se a horas e dias pouco próprios. Apesar do flirt, não assumido, entre Portas e Sócrates, restam poucas dúvidas que este parzinho vai estar mais vezes «apaixonado», politicamente falando, durante esta legislatura, do que propriamente «às turras». Não convém é mostrar a intensidade da união à opinião pública. Ouvir falar em «arranjinho» seria trágico para a estratégia de ambos.
21 janeiro, 2010
O jornalista/escritor sempre em cima do acontecimento
Parem as máquinas! José Rodrigues dos Santos já se encontra no Haiti para relatar o rescaldo do sismo que abalou as Caraíbas. A avaliar pela produção literária do «Zé» - foi mesmo o autor que mais vendeu cá em 2009, superando o aparentemente inatingível Dan Brown, não será excessivo dizer que a Gradiva deverá ter um «best-seller» no prelo lá para o fim do ano. Se faltarem ideias para o título, sugere-se uma coisa do género, «O que fazer quando tudo treme?». Juramos que não é plágio.
A frase do dia
«Passos Coelho provoca enxaqueca porque aquilo é Sócrates sem os anos de palco que Sócrates leva», João Gonçalves, in blog «Portugal dos Pequeninos», 21 Janeiro 2010
Desiludidos, iludidos e incoerentes
Os desiludidos do laranjal estiveram hoje presentes na apresentação do livro de Passos Coelho, na Gare Marítima de Alcântara. Surpreendente a presença do «velho do Restelo», provavelmente um iludido, Medina Carreira, ela que abomina «papagaios» e «homens de plástico», meteu-se na primeira fila para cumprimentar D. Pedro, «o desejado», que corporiza precisamente as caracteristicas que o profeta da desgraça cá do reino mais detesta. Coisas e (in) coerências...
Masturbação nacional
Para os interessados podem ouvir aqui, aqui, aqui e aqui as bisbilhotices do senhor Pinto da Costa, nomeadamente a «fruta» e os «rebuçados» para dormir. No fundo, só serve para rir e para desviar atenções. Judicialmente representa zero. Apenas mais uma violação de segredo de justiça. Escutar as conversas alheias tornou-se o exercício masturbatório preferido da nação tuga.
A Academia de boxe de Alvalade
Os bons resultados em Alvalade foram manchados por uma cena de pancadaria entre o director-desportivo e «boxeur» nas horas vagas, Sá Pinto, e o «peso-pluma», Liedson. Segundo as gazetas, o ex-jogador recrimininou o falhanço de Rui Patrício no segundo golo sofrido diante do Mafra para a Taça de Portugal, atitude que foi criticada por Liedson, que saiu em defesa do guardião. O que aconteceu a seguir vem relatado na imprensa desportiva. Razão tinha Paulo Bento quando disse que sairia no dia em Sá Pinto voltasse a Alvalade.
PS: Sá Pinto abandona o cargo de director desportivo do Sporting. O boxe já não existe em Alvalade há muito tempo.
20 janeiro, 2010
Má sorte ser repórter no Haiti
Vítor Gonçalves, o repórter nacional que melhor estava a cumprir o seu papel no apocalíptico cenário haitiano ficou ferido no forte sismo sentido esta manhã em Port-Au-Prince e será evacuado para Portugal. O pobre do Vítor deve estar a amaldiçoar a sua sorte. Habitualmente a trabalhar na paz dos anjos que é o escritório da RTP, em Washington, logo agora que havia sido destacado para um cenário de quase guerra é que o azar lhe bateu à porta. É caso para dizer que há dias em que se deve recusar um serviço.
Os diamantes são eternos
João Soares, Teresa Ricoh, Jonas Savimbi, António Maria Pereira e...Armando Vara. A foto, que circula como pólvora pela internet, está datada de 1991, durante um congresso dos amigalhaços da UNITA. Será que o actual administrador do BCP tem alguma coisa a ver com o avião alegadamente carregado de diamantes, que sofreu um aparatoso acidente, onde seguiam Soares júnior e Rui Gomes da Silva?
19 janeiro, 2010
Um momento cómico
Depois de ter «feito a folha» a Santana Lopes, em pleno tabu presidencial, Cavaco adopta agora a pose de Estado para condecorar o ex-PM, invocando ser um «acto de justiça» pelos «relevantes serviços prestados». Este encontro entre a «boa» e a «má moeda» é candidato a momento cómico do ano.
Tratar da vidinha
Consultar todos os dias pela manhã o Diário da República revela-se uma verdadeira surpresa. Mão amiga fez-nos chegar as mais recentes nomeações para os ministérios da Cultura e da Defesa. Duarte Moral, o inseparável assessor do autarca Costa, abandona a Câmara de Lisboa e ruma para o ministério da Defesa, para adjunto do secretário de Estado, Marcos Perestrello, um político que é uma criação do actual edil lisboeta. Por seu turno, Joana Gomes Cardoso, filhota da embaixadora Ana Gomes, após uma incursão como jornalista na SIC-Notícias e uma temporada no exterior, regressa à base para ocupar o pomposo cargo de directora-geral de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Estes socialistas não deixam os seus créditos e afilhados por mãos alheias. É o que se chama tratar exemplarmente da vidinha.
18 janeiro, 2010
A mão de Falcao
Meios tecnológicos, já! Mesmo com repetição, ninguém reparou na fraude que foi o golo de Falcao, diante do Paços de Ferreira. O embuste continua. E agora sabe-se que há árbitros, na divisão principal, que conseguem «sacar», de forma legítima, 17 mil euros em remunerações, em apenas 5 meses. Fora os extras, claro. Tragam as «jarras» para lá meter estes incompetentes do apito.
De «pimba» só o nome
O seu nome faz lembrar um cantor «pimba» de sucesso, mas a jogar à bola o jovem Rúben Micael é um diamante, ainda por lapidar. O golo de cabeça ao Sporting é de craque. O FC Porto anunciou hoje a sua contratação, derrotando o Sporting, que também o cobiçou. As boas relações entre Rui Alves e Pinto da Costa ditaram o acordo. Só se Queiroz não quiser é que o madeirense não será convocado para o Mundial da África do Sul.
17 janeiro, 2010
Legenda falhada
Os jornais são cada vez mais feitos do produtor, directamente para o consumidor. Isto é, do escriba para o leitor. Os intermediários (revisores ou copy desks) foram gradualmente sendo espécie em vias de extinção das redacções. Por isso, hoje, na página 22 do «Público», surge uma legenda daquelas de fazer rir: «Bruno Alves não quer acreditar com mais um falhanço falhado» (sic). Acontece, mas não devia.
15 janeiro, 2010
A very chunga advertisement
Cretino é o mínimo que se dizer do novo anúncio do Wall Street Institute. Zezé Camarinha, esse português excelentíssimo, foi o escolhido para uma campanha, não de engate, mas para aprender inglês. Ao lado deste, o do Pingo Doce merecia um galardão.
Meia volta
O C-130 que transportava a missão portuguesa para o Haiti regressou a Lisboa, por volta das 23:00 horas desta sexta-feira, devido a uma avaria técnica, detectada próximo de Cabo Verde. A Força Aérea terá de explicar. Se os desgraçados dos haitianos estivessem à espera das equipas de resgate portuguesas...
14 janeiro, 2010
Os gays de Santo António
And now for something completely different: os gays vão poder casar nos casamentos do padroeiro da cidade.
Varridos do mapa
A natureza insiste em castigar de forma cruel os mais desprotegidos. Desta feita tocou aos haitianos. Já se fala em 100 mil mortos. Talvez mais. Não se sabe. Um povo varrido do mapa, por uma réplica do que aconteceu na Indonésia há uns anos, mas sem tsunami. Dizem os reportéres que as comunicações por telefone são praticamente inexistentes, mas que sempre há os que conseguem lançar apelos dos seus telemóveis através da...net, pelo serviço Messenger. Sinais das novas tecnologias, mesmo em plena tragédia.
13 janeiro, 2010
Morrer devagar
As economias de Portugal e da Grécia correm risco de "morte lenta", de acordo com um alerta emitido hoje pela agência de notação de risco Moody's. Os especialistas da Moody's consideram que não há risco de uma "morte súbita", mas que "a probabilidade de uma morte lenta é alta", a não ser que haja melhorias ao nível da competitividade económica e da capacidade para aumentar os impostos.
12 janeiro, 2010
Período de neutralização
Peter Robinson, o primeiro-ministro da Irlanda do Norte, está no olho do furacão desde a publicação da reportagem da BBC que revelou que a sua esposa, aproveitando a sua influência, ajudou o seu ex-amante, 39 anos mais jovem, a montar um café em Belfast. Pese embora ter o apoio do seu partido Robinson anunciou que abandona o cargo por seis semanas (tempo máximo permitido por lei), ficando o executivo entregue à ministra das Empresas, enquanto é investigado o escândalo sobre os recursos públicos. Não é uma decisão muito frequente, mas bem que podia ser seguida em muitos países, nomeadamente em Portugal e Itália, onde os escândalos de corrupção salpicam todos os dias as páginas dos jornais. O pior é sempre o desfasamento entre o tempo da justiça e o tempo político. Sócrates até tinha ganho uns pontos na consideração popular se tivesse seguido o exemplo do seu colega irlandês quando estalou o caso Freeport. O governo ficaria entregue ao clone Silva Pereira e se calhar, devido às semelhanças fisionómicas, ninguém dava pela troca.
O professor sem tapete
E vão duas: depois da TVI, a RTP. Em nome de um alegado pluralismo, imposto pela saída de Vitorino, tiraram o tapete a Marcelo no canal do Estado. O professor queixa-se, em declarações ao «I», que «não sai pelo próprio pé» e que o timing é algo irónico, na medida em que estão sobre a mesa temas quentes como a liderança do PSD, o Orçamento e as presidenciais. Mas como, e bem, avisa o «Corta Fitas», da última vez que Marcelo mudou de canal, mudou o governo. Será?
Subscrever:
Mensagens (Atom)