31 outubro, 2008

30 outubro, 2008

O «Cabaret» desceu à cidade

Desenganem-se os mais exigentes: não é o «Moulin Rouge», mas também não compromete. Bem pelo contrário. Até é uma agradável surpresa. Chama-se «Cabaret», é o musical em exibição no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e faz da mescla do sangue novo de Ana Lúcia Palminha e Pedro Laginha e da experiência e serenidade de Isabel Ruth e Fernando Gomes o segredo do sucesso. A acção passa-se em Berlim, no início da década de 30, no período que antecede a ascensão Nazi ao poder. Sally Bowles é uma jovem inglesa que trabalha como cantora no Kit Kat Klub e que se apaixona por Cliff Bradshow, um jovem escritor americano, de viagem pela Alemanha, em busca do reconhecimento literário. O resto é o que se suspeita: muita música, muita cor e alguns momentos de intimidades e de quebra de tabus bem arrojados para uma plateia um pouco mais idosa, como a foto que apresentamos documenta. A encenação está a cargo de Diogo Infante, até há um mês o director artístico do Maria Matos, e que foi o responsável pela «captura» de Ana Lúcia Palminha para a pele de miss Sally Bowles, uma actriz/cantora em potência, de apenas 26 anos, e que vai dar muito que falar. Para já, encanta pela representação e pelas glamourosas unhas verdes. O musical vai permanecer em exibição até 28 de Dezembro. O preço dos bilhetes, considerando a qualidade do evento e a duração do mesmo(140 minutos), é bastante honesto.

Polémica sem inocentes


O director e o chefe de redacção de «A Bola» desfiliaram-se do Sindicato dos Jornalistas como forma de protesto pela recomendação emitida por esta entidade sobre a «linguagem violenta no noticiário desportivo». «Transformar todos os desportos em competições de gladiadores, de luta livre ou de boxe ou futebol é redutor para o desporto, desaconselhável para os jornalistas e fastidioso para os leitores, ouvintes ou espectadores», pode ler-se num excerto da recomendação do Sindicato e que surge na sequência de uma exposição de um pai de um jovem praticante de hóquei em patins que ficou indignado com o recurso por parte da imprensa desportiva a palavras como «humilhação», «vingança» e «alvo a abater», nas reportagens do torneio em que o seu filho participou. Duas notas que, quero achar, são partilhadas por muitos: o Sindicato pouco ou nada tem feito para defender a classe. Exigia-se algo mais de uma estrutura que defende profissionais com tanta responsabilidade social e, porventura, advertências mais sólidas do que esta que reportamos. Por outro lado, a imprensa desportiva não pode alijar responsabilidades do clima agressivo que se vive dentros dos recintos. A linguagem bélica, quase a ritmo diário, alimenta a agressividade e vai fazendo arder a fogueira dos ódios e das clubites. Mais uma vez esta conversa desemboca num tema incontornável: a regulação.

O «Tintim» de Sócrates

Sócrates aproveitou a Cimeira Ibero-Americana para, durante 6 minutos, vender o «seu peixe». Ou melhor dito, promover o «Magalhães», a menina dos seus olhos. Embevecido com tal maravilha da tecnologia, o nosso querido líder apresentou-a «como sendo o primeiro grande computador ibero-americano", dizendo mesmo que é «uma espécie de Tintim: para ser usado desde os sete aos 77 anos». «Não há um computador mais ibero-americano do que este, desde logo porque se chama Magalhães - e não há nome mais ibero-americano do que Magalhães", disse o primeiro-ministro, acrescentando que todos os seus assessores o usam diariamente. A sessão de venda de "banha da cobra" prosseguiu com uma referência ao presidente venezuelano: «O Magalhães foi pensado para as crianças e por isso é resistente ao choque. O Presidente Chávez já o atirou ao chão e não o conseguiu partir», disse. Se o exercício de televendas do líder do governo for coroado de sucesso, dentro de algum tempo exportaremos mais computadorzinhos destes, do que jogadores de futebol.

O «glorioso» motor de pesquisa

O SLBoogle, uma deliciosa fusão entre Benfica e Google, é um novíssimo motor de busca personalizado com o símbolo e as cores do clube «encarnado» e, avisa-se desde já, não é aconselhável a anti-lampiões fundamentalistas.

Pena do diabo

O adepto do Benfica que agrediu o árbitro assistente no encontro frente ao FC Porto, na Luz, no passado mês de Setembro, teve como condenação a proibição, pelo período de 1 ano, de aceder a recintos desportivos na modalidade de futebol e a uma pena de multa por crime de invasão do campo, bem como uma indemnização de 2500 euros ao fiscal de linha. O mesmo é dizer que este «índio», que dá pelo nome de Carlos Santos, pode, daqui a 365 dias voltar a fazer o que lhe dá na real gana. A prisão seria castigo demasiado para ser tão desprezível, mas a sua irradiação dos recintos desportivos, em que modalidade for, com apresentações periódicas na esquadra da sua residência sempre que a equipa de futebol do Benfica jogasse, seria uma penalização mais apropriada. Mais uma vez, a Justiça não deu o exemplo.

Craig, Daniel Craig


O anuncio da «morte» de Daniel Craig como actor foi um manifesto exagero. E nem mesmo o braço imobilizado por um acidente sofrido nas filmagens retirou glamour à «premiere» do «movie» de James Bond, a que se dignaram assistir os príncipes Henry e William. O segundo filme da saga 007, com o poético nome de «Quantum of Solace», estreou ontem no cinema Odeon, em Londres. Olga Kurylenko, a nova «Bond Girl», promete arrasar, a avaliar pela sua prestação na passadeira vermelha em Leicester Square. A estreia em Portugal é já de hoje a uma semana.

O primeiro satélite «socialista»

O primeiro satélite de telecomunicações venezuelano já se encontra em órbita. Baptizado de «Simon Bolivar», o Venesat-1 é para Hugo Chavez um contributo para «a construção do socialismo do século XXI». Este primor da tecnologia custou 325 milhões de euros. O camarada Evo Moralez apadrinhou o simbólico acto.

Já que vocês insistiram muito, eu recandidato-me!

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, assumiu hoje a recandidatura ao cargo, à margem de uma tertúlia sobre a missão olímpica a Pequim2008, realizada na reitoria da Universidade de Lisboa. Recorde-se que o comandante tinha afirmado em plenas olímpiadas de Pequim, ainda antes das medalhas de Nélson Évora e Vanessa Fernandes, que não tencionava continuar à frente do cargo. Os «apoios», entretanto recolhidos, levaram-no a reconsiderar. Mudança de direcção do vento, certamente.

A frase do dia

«Barack Obama já ganhou. Porque é que ganhou? O que mais surpreende nas eleições americanas é a extraordinária adesão da população ao candidato democrata, em contraste com a pobreza e o vago do seu programa. O carisma do orador - fora do comum - não explica tudo. Mais: até há pouco, seria inimaginável um presidente negro na presidência dos Estados Unidos. Que leva então os americanos a mobilizar-se em favor de Barack Obama?
À falta de razões evidentes, considere-se o slogan emblemático da sua campanha: «Change», mudança, «nós podemos mudar». Repetida milhões de vezes em discursos, cartazes, e-mails, telefonemas e todo o material de propaganda, aquela palavra não dizia nada e (por isso) exprimia tudo», José Gil, filósofo, revista «Visão», 30 Outubro 2008

Mourinho a zero

De pouco valeu a bronca de Mourinho aos seus pupilos. O Inter voltou a empatar a zero, desta feita em Florença, ficando relegado para o quarto lugar do Calcio. Na «cidade eterna», Roma e Sampdória não acabaram o jogo desta noite. As chuvas torrenciais forçaram a interrupção deste jogo da jornada da liga italiana.

28 outubro, 2008

É a vida!

É desconcertante a forma como «este» PSD faz oposição ao Governo. Paulo Rangel, o seminarista líder parlamentar laranja, atirou-se como gato a bofe a uma notícia do «Expresso» de sábado que revelava que José Sócrates ligara ao director do «Diário Económico» para desancá-lo sobre uma notícia publicada sobre o Orçamento. Francamente não estamos a ver onde está o mal. Ainda para mais quando é sabido que Sócrates é useiro e vezeiro em falar directamente com jornalistas. Porventura, o senhor Rangel deve pensar que os «seus» anteriores líderes, Mendes, Marcelo, Santana e Menezes, são «virgens» em pegar num telefone e ligar para as redacções ou para os respectivos directores para condicioná-los. É a história das pedras e dos telhados de vidro. É por estas e por outras que o PS vai ganhar as eleições e, mesmo antes disso, o PSD vai organizar o seu enésimo congresso em meia dúzia de anos. É a vida!

A saúde frágil de um quase Presidente

A uma semana das eleições, teme-se, cada vez menos, pela vitória de Obama, mas aumenta a preocupação sobre a saúde do candidato democrata. Correm na net, especialmente no omnipresente You Tube, vários videos em que Obama aparece a espirrar, a fungar e a tossir. Para piorar as coisas, hoje, em Chester, na Pensilvânia, o político discursou tendo por companhia uma carga de água que desabou sobre a sua cabeça .

«Deus» treina a Argentina

Depois de anos a lançar «bitaites», Diego Maradona chega onde queria: a seleccionador da Argentina. O povo ama o seu «Deus», mas não lhe perdoaria um falhanço na qualificação para o Mundial 2010. O pior é que o curriculum de «El Pibe» como treinador não é famoso, em 1994 dirigiu durante quatro meses a Mandiyú de Corrientes e em 1995 «aguentou» 8 semanas no Racing de Avellaneda. A ver...

Mais uma viagem, mais uma corrida

Os dois grandes amigos, Lula e Sócrates, encontraram-se hoje em Salvador da Baía, para mais uma cimeira luso-brasileira. Não se confirma que se tenha falado dos dentistas, mas parece que o «Magalhães» veio à baila. Para não fugir à tradição, a manhã foi aproveitada pelo Primeiro-Ministro para o habitual footing. Mais uma viagem, mais uma corrida...

A frase do dia

«O Partido Socialista (PS) teve vergonha de se ver associado aos homossexuais em ano de eleições e portanto recorreu à jota [Juventude Socialista (JS)] para passar aquela mensagem porque os jovens são menos responsabilizados», José Moura Soeiro, ex-deputado do Bloco de Esquerda, PortugalDiário, 28 Outubro 2008

Democracia virtual

«If the world could vote?» é um interessante site sobre a forma como o resto do mundo vota nas eleições americanas. Apesar de não ter cariz científico, esta pequena amostra dá para confirmar a popularidade de Obama um pouco por todo o globo. Uma análise atenta constata que em 200 países, John McCain apenas ganha na...Albânia e na Macedonia. O candidato democrata faz o pleno em vários países, como é o caso da Zâmbia, Argélia, Arménia, Benim e Botswana.
Portugal é dos países com mais votos virtuais nos candidatos, mais de 35 mil. Obama, mais uma vez, recolhe uma votação esmagadora, 93 por cento, contra 6 de McCain.

Gilardino não tem uma mão divina

O avançado da Fiorentina, Alberto Gilardino, foi castigado pela Liga Italiana com dois jogos de suspensão depois de ter marcado um dos golos da vitória da sua equipa diante do Palermo de forma irregular. O comité disciplinar considerou que o internacional italiano utilizou o braço de «forma deliberada» para marcar o golo, ao minuto 19, conduta classificada de «anti-desportiva». Gilardino comemorou o golo e a frio disse que a sua acção tinha sido «involuntária». Se fosse cá, o caso seria passível de recursos atrás de recursos. Por lá, as sanções, cumprem-se. Comer e calar!

27 outubro, 2008

Outro aviso


A polícia norte-americana deteve no Estado do Tennesse dois jovens de ideologia nazi que planeavam uma matança racista e, em última instância, assessinar o candidato democrata à presidência, Barack Obama. Na América o vice-presidente nem sempre é figura decorativa e até pode ser chamado com o jogo a decorrer. Joe Biden sabe que tem de estar pronto para essa eventualidade.

Nação valente e imortal?

Os «Deolinda», fenómeno recente da música portuguesa, estão a agitar o panorama musical e os valores pátrios. Depois do concerto da banda que esgotou a Aula Magna, começou a correr na net uma petição que sugere a substituição do hino nacional, «A Portuguesa», por uma canção do grupo intitulada «Movimento Perpétuo Associativo». Os mentores da petição argumentam que o hino de Henrique Mendonça e Alfredo Keil é «demasiado tacanho e bélico», para além de estar desactualizado, visto que «não somos actualmente nem "nobre povo", nem "nação valente"».
No fim dos anos 80 um actor chamado João Grosso foi processado judicialmente por ter cantado uma versão adulterada do hino nacional num programa de televisão chamado "Fisga". Foi absolvido, mas por mais absurdo que pareça João Grosso estava de facto a transgredir a lei. Oiça a versão dos «Deolinda» e faça comparações. Quase duas décadas depois.

Petição
Movimento Perpétuo Associativo

Hotel low cost ou parque de campismo?

Abriu no Porto o primeiro hotel low cost em Portugal. Chama-se Star Inn e na época alta e baixa pode dormir-se por 30 euros. Apesar da aposta no conceito low cost, o hotel oferece uma decoração moderna e criativa. Dirigido a um público jovem urbano, oferece comodidades como internet gratuita, LCD de 30 polegadas, bar e coffee shop abertos. Com tantas benesses por tão pouco dinheiro, não seria de estranhar que em breve o local estive transformado num parque de campismo mal frequentado.

A PIDE anti-blogs

São poucos, ou mesmo nenhuns, os políticos que lidam bem com a crítica. Seja dentro do partido e, especialmente, nos meios de comunicação social. Quando não gostam, eles próprios ou através de interposta pessoa, fazem chegar o «recadinho» de desagrado ao destinatário certo. Ultimamente, os blogs têm sofrido forte escrutínio por parte das máquinas partidárias. Diz-se na praça que o governo montou uma task force para monitorizar algumas dezenas de sites mais problemáticos. Ou insurrectos, por assim dizer. Confirmados são os telefonemas que alguns políticos de alto coturno, uns no activo e outros semi-retirados, têm feito a autores de blogs indignados com alguns posts nos quais são visados. Só um telefonemazinho. Como quem não quer a coisa. Para pressionar, pois claro. No fundo, a sua principal qualidade no meio de tanta mediocridade. A PIDE anti-blogs está em marcha.

Polícias criativos

Nos tempos do irreverente «O Independente», um dos aliciantes cada sexta-feira era saber qual o título escolhido para a manchete e para os «explosivos» temas das páginas interiores. Verdadeiras pérolas nasceram da cabeça de um criativo da equipa de Paulo Portas e Esteves Cardoso. Actualmente, o criativo parece existir na Polícia Judiciária. As operações da polícia criminal têm sido baptizadas com imaginativos nomes:
«Apito Dourado», «Ginja», «Temporal», «Sucata». A última, «Sempre à Coca» é das mais imaginativas e denuncia, sem margem para dúvidas, o produto apreendido pelas autoriddades numa rede internacional. É caso para dizer que estes nossos polícias têm uma grande queda para a publicidade.

26 outubro, 2008

Os disparos do «marine» Mourinho

A imprensa italiana apelidou o novo look de José Mourinho de estilo «marine». Nem de propósito. O corte de cabelo do treinador do Inter coincidiu com o ataque de fúria que acometeu Mourinho, decepciondo pelo empate cedido pelo seu clube diante do Génova, em casa. O português não poupou críticas veladas a alguns dos seus pupilos. «Há alguns jogadores que não me conhecem muito bem, mas provavelmente vão conhecer-me melhor quando virem a convocatória para o jogo de quarta-feira», disse. Adivinha-se uma revolução perante a Fiorentina. E parece que Quaresma e Adriano estão na lista dos «remodelados».

Sede de revivalismo

Boas notícias para os saudosos do Herman dos bons velhos tempos. O «Tal Canal», que pessoalmente considero a genuína obra prima do «verdadeiro artista», vai sair em DVD já em Novembro. Tony Silva, José Estebes e Marilu, são algumas das personagens imortalizadas por Herman que podem ser recordadas muito em breve, esperemos que numa cópia em perfeitas condições.Também no mesmo mês, será disponibilizado o «Hermanias - Especial Fim de Ano».
Para reforçar a tese de que o revivalismo dos "80's" veio para ficar, a rádio M80 teve a maior subida de audiências nas ondas do éter. A estação, que tem como prato forte música dos anos 70 e 80, superou largamente o Rádio Clube, especializada em informação, também do grupo Media Capital.

Desconcertante CR7

Cristiano Ronaldo começa a adoptar uma postura desconcertante, pouco abonatória da sua coerência e personalidade. No defeso era só dúvidas quanto ao seu futuro. Ultrapassado o «culebrón» Real Madrid, o «CR7» assegura hoje à «Marca» que ficará em Manchester também na próxima temporada, algo que não era líquido até há algumas semanas atrás. O rapaz deve andar mal conselhado. O pior é que a inconstância verbal também começa a projectar-se dentro do campo. Oxalá não se perca.

Este Benfica atemoriza os animais

O Benfica ganhou à tangente o jogo com a Naval, mas fez sofrer a bom sofrer a nação benfiquista. Diz-se que os animais pressentem o medo e deve ter sido o que aconteceu com a águia «Vitória», que momentos antes do início da partida, desorientou-se, desobedeceu às ordens do seu tratador e evaporou-se dos céus do estádio da Luz. Finalmente, o bicho acabou sendo resgastado para alívio da família benfiquista.
PS: Ao que parece foram os confetis que atormentaram a pobre águia e não a pobre exibição da equipa de Flores.

A rainha do Halloween

Aproximam-se as eleições americanas e a noite de Halloween. Se nas primeiras, os democratas parecem levar a melhor, quanto ao dia das bruxas, vencem os republicanos pela certa. A máscara de Sarah Palin, a governadora «pimba» do Alaska, está a fazer furor e bate recordes de vendas, nomeadamente no E-bay. A popularidade da senhora é de tal ordem que há já quem diga que se vai perder uma péssima política, mas a América vai ganhar uma bela apresentadora de um qualquer talk show em prime-time. As comparações com Oprah Winfrey já começaram. Medo!!!

Na paz dos anjos e da «cooperação estratégica»

«Quero manter a boa relação institucional existente entre os diversos orgãos de soberania até ao último dia do mandato», Cavaco Silva, Agência Lusa, 26 Outubro 2008

Propaganda em dois andamentos

A um ano de eleições, a propaganda socrática chega, em simultâneo, a um jornal e a uma rádio de referência. Novidade: a entrevista foi publicada/transmitida em duas partes - «take 1», no sábado, e «take 2», domingo. Espreme-se, bem espremida, e o sumo é nulo. O objectivo também não era dar notícias, mas sim «marcar o ponto».

Será que prof. Freitas leu esta revista?

O Frederico Duarte Carvalho, um dos jornalistas portugueses que mais sabe sobre Camarate, publica no seu "Para Mim Tanto Faz" vários trabalhos da sua autoria que ajudam a fazer luz sobre o que se passou na noite de 4 de Dezembro de 1980. A entrevista, cuja capa publicamos, foi feita em 2006 ao «Sô Zé», também conhecido por José Esteves. Pelos vistos ninguém reparou ou se deu ao trabalho de reparar.

25 outubro, 2008

Jardim pesquisa no Google


Adivinha-se, para muito breve, nova «chicotada psicológica» no futebol português. Lori Sandri, o brasileiro que treina o Marítimo, reagiu às declarações de Alberto João Jardim, presidente do governo regional,que por acaso até é o principal accionista do clube, segundo as quais o Marítimo tinha contratado um técnico que desconhecia e que alguns jogadores em campo davam vontade de rir: «O senhor João Jardim deve estar mal informado, mas se quiser pode ir à Internet e informar-se na minha página e em vários sítios sobre quem é Lori Sandri». O Marítimo é 10.º classificado no campeonato e foi eliminado da Taça de Portugal pelo Arouca.

PS: Seguimos o conselho de Lori Sandri e fomos pesquisar o que existe no Google sobre ele. E o cartão de visita não é famoso. Um video no You Tube em que o técnico brasileiro arma «peixeirada» durante um jogo do campeonato brasileiro e acaba por sair algemado.

Flashes judiciais


  • 28 anos depois da tragédia de Camarate, Freitas do Amaral quer reabrir a investigação judicial, o que se estranha, sabendo-se que o ex-MNE, à altura dos factos, sempre manifestou a sua inclinação pela tese do acidente.
  • Caso se prove que Leonor Cipriano confessou ter morto a sua filha Joana sob tortura dos agentes da PJ, a mãe da menina de Lagos, condenada em tribunal, pode vir a ser libertada.
  • Em Faro, um ginecologista, condenando a três meses de pena suspensa por abusos sexuais cometidos a várias pacientes, continua a dar consultas, em entidades públicas privadas.
  • Finalmente, na saga Casa Pia, a juíza Ana Peres avisou os intervenientes que «faça sol, faça chuva, chova picaretas ou haja mil requerimentos», as alegações finais do processo vão ser conhecidas a 24 de Novembro, «apenas» 6 anos após a divulgação pública do caso.

O noticiário que dura, dura...

O Jornal Nacional da TVI, o mais parcial e o mais longo do espectro televisivo, bateu esta noite o record mundial de duração de um boletim informativo à escala planetária: 100 minutos. A cereja no topo do bolo foi a Manela, esta carinha laroca, a entrevistar o presidente da ERC, Azeredo «Lápis» Azul, perdão, Lopes. Pouco faltou para a chapada.

A frase do dia

«O PSD é um jardim infantil onde não está o professor», José Miguel Júdice, RTP-N, 24 Outubro 2008

O cartão mágico

O cartão de crédito da Gebalis dava para tudo. Almoçaradas e jantaradas, como já aqui vimos, mas também compras de livros e dvd's na FNAC, sem esquecer a oferta de vouchers de viagens para amigos dos administradores da empresa municipal que gere os bairros sociais da capital. As 22 viagens realizadas custaram a módica quantia de 42 mil euros.
Com a devida vénia do Correio da Manhã, transcrevemos mais umas novidades deste caso verdadeiramente aterrador:
«(...)Uma das situações estranhas detectadas pela PJ diz respeito à oferta de uma viagem a Berlim, na Alemanha, a um funcionário, Cláudio Rocha, com a mulher. O relatório regista o pagamento de um quarto duplo na deslocação do funcionário Cláudio Rocha a Berlim para se fazer acompanhar pela sua esposa, como prova de reconhecimento dada pela Gebalis pelo seu trabalho'.
Cláudio Rocha admitiu que, 'relativamente ao quarto duplo, a factura foi, de facto, suportada e paga pela Gebalis, sendo que essa situação, como funcionário, o ultrapassa por completo'. E afirmou que essa viagem tinha sido proposta pelo administrador Mário Peças.
A factura da viagem não existe na Gebalis, mas foi encontrada na Agência de Viagens Star em Felgueiras, durante as buscas da PJ.
Clara Costa foi uma influência preciosa para a contratação de vários amigos pela Gebalis. O relatório da investigação da PJ deixa claro que, 'por intermédio de Clara Costa, foram contratados os serviços' de cinco pessoas.
Em concreto, foram contratados os serviços de 'Maria João Rocha, sócia da firma Casa Branca, irmã de Luís Silva (namorado de Clara Costa); Filipe Preto, sócio da firma Casa Branca [e] marido de Maria João Rocha; Alexandra Xavier, amiga/conhecida (Guimarães) de Clara Costa; e Susana Castro, amiga/conhecida (Fafe) de Clara Costa'. A estes, junta--se Regina Castro, 'amiga/conhecida de Fafe', convidada por Clara Costa para assessora.
Através desta rede de conhecimentos, a Casa Branca organizou um jantar e um lanche de Natal para os funcionários, e seus filhos, da Gebalis. Filipe Preto 'criou três imagens para a Gebalis durante a vigência do conselho de administração da Drª Clara Costa', diz a PJ.
Alexandra Xavier foi, por recomendação de Clara Costa, subcontratada pela M. C. Processos de Comunicação, no âmbito do trabalho para renovação da imagem da Gebalis, 'vindo a Gebalis a pagar-lhe via M. C. Processos de Comunicação'. O valor em causa é o de 5050 euros.»

23 outubro, 2008

Uma cadeia de luxo para este senhores

O «Correio da Manhã» publicou hoje o relatório da Polícia Judiciária sobre a gestão da Gebalis, entre Fevereiro de 2006 e Outubro de 2007, administrada por Francisco Ribeiro, Clara Costa e Mário Peças, então presidente e vogais da empresa responsável pela gestão dos bairros sociais da Câmara de Lisboa.
Apresentamos, de seguida, a obsecena lista de refeições pagas com o cartão de crédito da Gebalis, onde se encontram muitas refeições acima dos 400 euros. Leia pausadamente, para não ter uma indigestão. É que o dinheiro destes senhores, por acaso, também é nosso. Um fartar vilanagem.


RESTAURANTE/ DATA/HORA/VALOR

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
11-02-006 / 17h12
134,50 euros+10,5 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
05-03-2006 / 17h09
304,40 euros + 25,6 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
29-04-2006 / 15h10
233.55 euros + 16,45 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
21-05-2006 / 16h05
237.75 euros + 12,25 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
10-06-2006 / 15h20
217.60euros + 12,4 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
13-06-2006 / 15h32
261.70 euros + 18,3 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
09-07-2006 / 15h37
253.20 euros + 16,8 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
27-08-2006 / 15h23
247.85 euros + 22, 55 euros de gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
11-11-2006 / 16h56
372.35 euros + 27,65 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
25-11-2006 / 16h25
305.40 euros + 24,6 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
14-01-2007 / 16h35
281.20euros + 38,8 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
05-05-2007 / 16h25
325 euros + 25 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
13-06-2007 / 16h01
287.30 euros + 22,7 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
29-09-2007 / 14h43
251.45 euros + 28,55 euros gratificação

Porto Sta Maria (Estrada do Guincho)
20-10-2007 / 16h11
310.85 euros + 29,15 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
01-12-2006 / 16h09
223.50 euros + 16,5 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
04-12-2006 / 15h58
142 euros + 18 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
14-12-2006 / 16h42
471.20 euros + 28,8 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
05-01-2007 / 15h27
206.50 euros +23,5 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
29-01-2007 / 16h52
262.50 euros + 27,5 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
01-03-2007 / 15h36
212.50 euros + 17,5 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
08-03-2007 / 15h42
225 euros + 25 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
10-03-2007 / 15h04
180.890 euros + 39,1 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
27-03-2007 / 21h50
147 euros + 15 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
28-03-2007 / 14h54
185.30 euros +14,7 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
18-04-2007 / 16h00
458.60 euros + 21,3 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
25-05-2007 / 14h59
318 euros +32 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
12-06-2007 / 22h52
206.90 euros + 13,1 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
25-07-2007 / 15h13
129.40 euros + 15 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
01-08-2007 / 16h06
209.40 euros + 10,6 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
28-08-2007 / 15h25
167.60 euros + 15 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
29- 08- 2007 / 14h56
141 euros + 19 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
18-09-2007 / 15h56
217.30 euros + 22,7 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
17-10-2007 / 15h38
151 euros

Varanda da União
s/ data
106 euros + 9 euros gratificação

Varanda da União
20-02-2006
137.75 euros + 12,25 euros gratificação

Varanda da União
16-03-2006
212 euros + 18 euros gratificação

Varanda da União
29-05-2006
141.50 euros + 13,5 euros gratificação

Varanda da União
26-06-2006
90 euros + 10 euros gratificação

Varanda da União
30-10-2006
817 euros + 53 euros gratificação

Varanda da União
29-11-2006
112 euros + 13 euros gratificação

Varanda da União
18-12-2006
223.25 euros + 21.75 euros gratificação

Varanda da União
10-04-2007
204 euros + 16 euros gratificação

Varanda da União
17-04-2007
110 euros + 10 euros gratificação

Varanda da União
10-08-2007
153.25 euros + 16.75 euros gratificação

António do Barrote
03-08-2006
125.95 euros + 14.05 euros gratificação

António do Barrote
17-08-2006
208.95 euros + 11.05 euros gratificação

António do Barrote
18-01-2007
144.50 euros + 15.5 euros gratificação

António do Barrote
13-03-2007
188.85 euros + 21.15 euros gratificação

António do Barrote
29-05-2007
160.85 euros + 14. 15 euros gratificação

Sabores, Artes, Imagens (Parque das Nações)
01-09-2006
96.10 euros + 8,9 euros gratificação

Sabores, Artes, Imagens (Parque das Nações)
07-09-2006
65 euros + 5 euros gratificação

Restaurante o Terreiro do Paço
31-10-2006
213.30 euros + 11,7 euros gratificação

O Nobre
02-11-2006
190 euros + 9,12 euros gratificação

O Nobre
13-11-2006
149.30 euros + 10.7 euros gratificação

Jardim Visconde da Luz (Cascais)
05-11-2006
198.90 euros + 11,1 euros gratificação

Restaurante A Gondola
15-11-2006
105.30euros + 24.7 euros gratificação

Atanvá
30-11-2006
89.70 euros + 5,3 euros gratificação

Atanvá
29-03-2007
194.70 euros + 25.3 euros gratificação

Atanvá
30-07-2007
62.20 euros + 17,8 euros gratificação

Atanvá
16-08-2007
62.30 euros + 7,7 euros gratificação

Atanvá
27-08-2007
72.55 euros + 7,45 euros gratificação

Atanvá
28-08-2007
114.50 euros + 10.5 euros gratificação

Atanvá
13-09-2007
152.90 euros + 17,1 euros gratificação

Atanvá
11-10-2007
56.80 euros + 8,2 euros gratificação

Antavá
23-10-2007
73.55 euros + 6.45 euros gartificação

Restaurante Paberesbares
12-12-2006
131.50 euros + 13.5 euros gratificação

Restaurante Paberesbares
03-10-2007
113 euros + 17 euros gratificação

Restaurante O Cortador
13-12-2006
152.20 euros + 17,8 euros gratificação

O Jacinto
15-12-2006
125 euros + 15 euros gratificação

O Jacinto
17-12-2006
98.95 euros + 10.05 euros gratificação

O Jacinto
11-04-2007
158.65 euros + 11.35 euros gratificação

Tico Tico
11-03-2007
97.95 euros + 12.05 euros gratificação

A Laurentina
13-04-2007
61.20 euros + 13.8 euros gratificação

Taberna Ibérica
04-06-2007
199.60 euros + 20.4 euros gratificação

O Mercado do Peixe
14-06-2007
160.68 euros + 17.32 euros gratificação

Le Petit
26-07-2007
68.20 euros + 6.8 euros gratificação

O Polícia
22-08-2007
152.20 euros + 17,8 euros gratificação

Casa Gallega
16-08-2007
227.90 euros + 7.1 euros gratificação

Marisqueira Cais Sodré
19-09-2007
89.10 euros + 10.9 euros gratificação

Belcanto
27-09-2007
102 euros + 13 euros gratificação

Belcanto
24-10-2007
77 euros + 8 euros gratificação

1º Direito
04-10-2007
57 euros + 6 euros gratificação

O Galito
29-10-2007
57.55 euros + 7.45 euros gratificação

Ritz Four Seasons (Lisboa)
20-07-2006
321.75 euros + 28.25 euros gratificação

Ritz Four Seasons (Lisboa)
25-01-2007
110 euros

Sete Mares
16-04-2007
510.45 euros + 39.55 euros gratificação

Sete Mares
25-07-2007
251.25 euros + 18.75 euros gratificação

Vela Latina
31-03-2006
99.60 euros + 11,4 euros gratificação

Tertúlia do Paço
20-03-2006
112.20 euros + 7.8 euros gratificação

Restaurante XL
27-03-2006
106.05 euros + 8.95 euros gratificação

Gambrinos (Luxo)
08-05-2007 / 15h43
170.10 euros + 14,9 euros gratificação

Restaurante Paberesbares
s/ data
130.50 euros +9.5 euros gratificação

Varanda da União
06-09-2006
102.25 euros + 7.75 euros

Para a frente Portugal!

Ouvi na apresentação da «Grande Entrevista» de Judite de Sousa que o convidado desta noite, o ilustre professor Freitas do Amaral, ia fazer revelações sobre o «Caso Camarate», 28 anos após o mesmo ter acontecido. Publicidade enganosa para atrair leitores para a aquisição do seu mais recente livro de memórias?

Relações fortes

A Áustria é um país que não sofre muitos abalos sísmicos, mas que frequentemente é assolada por acontecimentos extraordinários, como diria o Mário Crespo. Stefan Petzner, o sucessor de Jorg Haider à frente do partido Alliance for Austria's Future, confessou hoje que o político falecido num desastre de automóvel, «era o homem da sua vida» e que o seu relacionamento «especial, ultrapassou a amizade». Declarações demasiado explícitas para não especular sobre um relacionamento homossexual entre estes dois homens, pese embora o porta-voz do partido ter desmentido esta versão. Petzner, 27 anos, sempre foi encarado como o delfim de Haider, 58 anos, tendo assumido a liderança do partido de extrema-direita depois do desaparecimento de Haider. A revelação de hoje, aos microfones da rádio áustriaca, significa que, mesmo à direita, por mais conservadora e extremista que possa ser, pode haver sempre surpresas ao virar da esquina.

O Queiroz está a chamar?

Com o golo ontem apontado na Champions, Liedson entrou para a história do Sporting, tornando-se o melhor marcador de sempre do clube em competições europeias. O brasileiro anunciou depois que vai iniciar o seu processo de naturalização. Obviamente uma boa notícia visto que sempre há a possibilidade de Liedson ser chamado à selecção das quinas, ainda para mais quando pontas de lança com qualidade é coisa que há muito escasseia por estas bandas. Num mundo globalizado e sem fronteiras, o falso discurso patriota tem que ser extinto. Os melhores jogadores, desde que reúnam os requisitos legais, devem ser seleccionados. O exemplo está em Deco e Pepe. Ambos nasceram do lado de lá do Atlântico, para cá vieram e têm representado Portugal melhor do que muitos dos nossos compatriotas. Uma questão de atitude.

A táctica do «vai tudo abaixo»

«Em Portugal acho que era importante ter uma coisinha um bocadinho mais violenta para ver se a economia acorda, embora os custos sejam grandes. O problema da economia portuguesa dos últimos sete anos é que a crise anterior não foi muito forte, pelo que não crescemos, não caímos, não demos em nada», João César das Neves, Agência Lusa, 23 Outubro 2008

Até os ET's apoiam Obama

22 outubro, 2008

A frase do dia

«Não gosto dele (Sócrates), mas não me arrepia. É um pequeno tecnocrata. Nunca tive esperanças nele, sempre o achei um bocado irritante, porque está convencido de que é melhor do que é. E não é muito bom. Usou o truque do "quero, posso e mando", coisa de que os portugueses até gostam e os capitalistas precisam. Não me desiludiu. Já com o Santana Lopes, esperava rir-me imenso, mas, passada uma semana, já não lhe achava graça nenhuma...», Maria Filomena Mónica, revista «Visão», 23 Outubro 2008

Um negócio justo

Miguel Sousa Tavares está desesperado, de tal maneira que já usa o «24 horas» para comunicar com os larápios que lhe entraram em casa e levaram o portátil contendo dois livros do escritor/jornalista/comentador/adepto do FC Porto. «Venha cá, escolha o que quiser, mas devolva-me o meu trabalho», suplica. Caro Miguel, não sou o ladrão que procura, mas se tivesse o produto do roubo devolvia-lho já, em troca da sua casa da Lapa, da sua casa de Lagos e, porventura, de um terço da sua conta bancária. Deal?

O «par de jarras»

O «par de jarras», Beckham & Beckham, vai voar, em Janeiro, da passerele de Los Angeles para a cidade da moda europeia, Milão. David passará a integrar no início de 2009 o plantel do AC Milan, mas a avaliar pelas performances do britânico desde que deixou o Manchester United o tempo que passará em Itália deverá ser aproveitado para o «spice couple» fazer umas comprinhas e ir ver uns desfiles de uns estilistas.

Glamour em duas rodas e a subida ao monte careca


Com ou sem Armstrong, o Tour de France 2009 principia a 4 de Julho, nas ruas de...Monte Carlo. Os bólides de Fórmula 1 vão dar lugar às duas rodas, para um contra-relógio de 15 quilómetros no Principado. Novidade também a subida ao Mont Ventoux, conhecido por ser o alto careca, por não ter vegetação, onde o inglês Tom Simpson morreu na subida de 21 kms em 1967. A escalada está agendada para o penúltimo dia de prova, antes do passeio triunfal nos Campos Elísios.