01 janeiro, 2008

E depois do adeus?

«Foi uma merda, foi um cocó, foi uma cagada». O coro gospeliano que encerrou “Diz que é uma espécie de réveillon” prosseguiu a senda de auto-comiseração iniciada e permanentemente alimentada pelos autores nos dias prévios. O programa não foi mau, mas também não deslumbrou. Mas curiosamente foram os momentos musicais, todos resgatados aos anos 80, que salvaram a honra do convento. A ideia de regressar à década prodigiosa até que foi bem engendrada, mas, por exemplo, o recurso ao helicóptero acidentado acabou por aborrecer, repetido até à exaustão. Curiosamente, o melhor sketch, teve como protagonista, mais uma vez, José Sócrates, num regresso ao passado, corria o ano de 1985. A fumar brocas com um companheiro, o então jovem, com ar woodstockiano, já prometia criar 150 mil empregos, construir o aeroporto da Ota e até disse ao colega de desbunda que mais depressa chegava a líder do governo do que tirava o curso de engenharia. Agora que os “Gato” entram em ano sabático, confessamos que vamos ter saudades da sátira política. Em São Bento, respira-se de alívio. A pausa dos “fab four”, enquanto humoristas, justifica-se. O balão estava a perder ar. A imaginação começava a gastar-se. Já os “gato” líderes da oposição deviam continuar em funções. Em nome do não à claustrofobia democrática. Por muito que se esforce, L Filipe Menezes não chega aos calcanhares de Araújo Pereira & Cª.

3 comentários:

PPG disse...

De facto, não brilharam, mas a tarefa era complicadazinha...

Do pouco que vi, dou cinco estrelas ao "Sócrates Hippie" e à banda-promessa Clã, que tocou as músicas do nosso imaginário!

Ah..e reparaste na "bubadeira" dos senhores gatos?? :D

*** Bom Ano ***

Anónimo disse...

Por acaso não vi... Embora possam deixar saudades aos seus fãs, na realidade saem no tempo certo sem desgastar excessivamente a imagem. É que as semelhanças com o Herman José são já residuais em muitas coisas. Eu que não aprecio os 'bichanos' devo dizer que têm um certo sentido de oportunidade. No entanto, pecam por estar visivel e exageradamente alinhados... à esquerda! nms

Anónimo disse...

Alinhados à esquerda? Bem, pelo contrário. Nestes meses,o caso da licenciatura do engenheiro e o humor corrosivo dos gatos fizeram mais para desgastar o regime socrático do que as palavras de Mendes, PSL e Menezes juntos. É a minha opinião. Pode haver outras.
NDS