18 julho, 2007

Eu blogo, logo sou controlado...

Os blogues estão na moda e a literatura sobre os mesmos também começa lentamente a despontar. Pedro Fonseca editou, com a chancela da CentroAtlântico.pt, um livro intitulado "Blogues Proibidos", em que recorda seis casos, nacionais, que suscitaram forte polémica.
Das acusações de plágio a Miguel Sousa Tavares à pirataria informática no blogue de Pacheco Pereira, de processos judiciais a jornalistas, professores ou aos inevitáveis autores anónimos, "Blogues Proibidos" mostra como a escrita em blogues deixou de ser um fenómeno amador e confinado a um círculo restrito de pessoas. As conhecidas agências de "clipping", que diariamente fazem o resumo de imprensa de jornais, rádios e televisões, têm também mais um trabalho adicional: monitorizar a blogosfera para saciar os àvidos pedidos. Dizem-nos que os partidos políticos e algumas entidades governativas são os melhores clientes.

1 comentário:

Ana Clara disse...

Já li e aconselho. Um retrato excelente dos meandros em que se movem muitos bloggers em Portugal e as consequências de coisas tão importantes como o escrever sob anonimato, os boatos e as acusações sem prova. Além disso ilustra bem, a natureza das fontes cibernautas que, cada vez mais, muitos jornalistas procuram. Sem investigar nem confirmar rigorosamente nada!
Parabéns Pedro!