21 junho, 2007

Guerra do Iraque já matou 3545 soldados americanos

Há quem compare a guerra do Iraque com a do Vietname. Em número de vítimas para as tropas americanas o número de mortos cifra-se, segundo a ultima estimativa da Associated Press, em 3545, uma marca muito distante dos 58 mil imperialistas que pereceram, na década de 70, no oriente. Só nos últimos dias, 14 elementos das tropas dos states perderam a vida em emboscadas dos rebeldes. Os caixões continuam a chegar a solo americano. Bush retira-se em Novembro de 2008. Para quem vai sobrar a batata quente de livrar os americanos do imenso atoleiro onde se meteram?

1 comentário:

Ana Clara disse...

Sempre tive uma opinião muito contraditória relativamente à guerra iraquiana. Inicialmente (e inocentemente) achei que seria o melhor libertar um povo oprimido há décadas por alguém que teve uma morte indigna (mas justa) - Saddam Hussein. Posteriormente, pouco tempo depois de Bagdad cair e o líder iraquiano (agora morto)ainda a monte percebi, sem intromissões da opinião pública, que, de facto, os EUA erraram nesta guerra.
E não tem a ver com os interesses económicos que a região tem para os americanos - esses todos nós sabemos que sempre tiveram. Mudei de opinião porque percebi, na minha (ainda) tenra idade, que não se muda um sistema político, a identidade de um povo e a história de um País à força!
Hoje, o Iraque é um País bem pior que em 2003. Hoje, os americanos são uma Nação menos poderosa também (ainda que longe do declínio da sua supremacia mundial).