17 outubro, 2012

Cheira a podre

O apodrecimento governamental acontece todos os dias. Os silêncios, as reuniões secretas, as mensagens no Facebook e os recados anónimos para os jornais indiciam que a coligação está à beira da implosão. Cavaco deve estar algures nos bastidores. Sabe-se lá a fazer o quê. O caos que reina em S. Bento ainda não mereceu da sua parte qualquer comunicação ao país ou comunicado através da sua catita página no FB. Grave, grave foi mesmo o caso do estatuto dos Açores.

Otelo volta à carga

Um ano depois, Otelo volta a ser entrevistado pela Lusa e insiste no argumento que isto só lá vai com uma operação militar para mudar o regime. Diz ele, suspirando, que para isso acontecer bastava possuir 800 homens do seu lado e «ter menos 30 anos». Os homens ainda se arranjam, ilustre Capitão, o pior é mesmo rejuvenescer 30 anos.

Borges & Gaspar

O Borges e o Gaspar são, como se sabe, farinha do mesmo saco. Disse hoje o Borges que é uma sorte o país poder contar com o contributo deste ministro das Finanças e que «não se muda de timoneiro a meio da tempestade». Continuo a achar que um e outro estão a pedir uma tarte nas fuças. É um protesto inócuo, que deixa marca, envergonha os visados e dá no máximo uma identificação por parte da polícia.

O novo look do Multibanco

Corre o boato nos «mentideros» das frenéticas redes sociais, que este será o novo painel das caixas ATM a partir de 1 de Janeiro de 2013. Powered by Gaspar, Borges & Companhia.

Simplesmente Maria

Esta menina chama-se Maria Archer e foi uma das manifestantes em pelota no protesto de segunda-feira, no Parlamento. Já se pede que seja o novo busto da República, sem tanga e de maminhas ao léu.

15 outubro, 2012

Prémio «Dont' fuck me, Gaspar!»

«A minha participação tem como único propósito retribuir ao País o enorme investimento que o País colocou na minha educação (...) A minha educação foi extraordinariamente cara e Portugal investiu na minha educação de forma muito generosa durante algumas décadas (...) É minha obrigação é estar disponível para retribuir essa dádiva que o País me deu», Vítor Gaspar, ministro das Finanças, Agência Lusa, 15 Outubro 2012

O «elefante» Moedas

Enquanto tudo arde no «rectângulo», o Moedas foi tocar o sino no outro lado do Atlântico, em Wall Street, e convencer os empresários americanos que Portugal é um exemplo de credibilidade. O Moedas andou numa roda viva, deu entrevistas à Reuters e à CNN, qual estrela cintilante do «star system» político português. Um verdadeiro «elefante» político, à espera que lhe dêem uma moedinha.

Só o olhar não mente

Há ali  um misto de loucura e génio em Gaspar. No olhar, na forma de falar, até na forma como manifesta o seu incómodo. Quando confrontado com a insistência dos jornalistas sobre se não havia uma receita alternativa a este OE 2013, o ministro das Finanças disse algo do género: «Não tornem a repetir a mesma pergunta, senão terei de mudar o tom de voz». Isto é sinistro. O tom manso e os modos educados que emprega fazem adormecer um indivíduo que padece de insónias. O resto já todos sabem. O caminho é estreito e a sodomia fiscal é para continuar até ao verão de 2014, quando nos prometem a saída da troika e a entrada do paraíso.